O ano de 2023 vem sendo apontado como o ano em que a retomada positiva do Bitcoin e demais criptomoedas no cenário econômico mundial será de progresso. E há várias questões que apontam o motivo pelo qual esta recuperação do poder e valorização das criptomoedas pode ser visto como um divisor de águas desde que a sua comercialização se expandiu pelo mundo.
Hoje em dia, é possível até mesmo considerar o uso de um robo criptomoedas. Além dos robôs que ajudam os clientes, vemos também uma forte tendência das empresas de ativarem o processo de corte pela metade da emissão dos ativos, e tal processo seria chamado de halving. Com a escassez das criptomoedas no mercado, obviamente, a sua valorização aumentaria e o halving seria aplicado justamente com este propósito: fazer com que o valor do ativo disparasse substancialmente.
As Criptomoedas no Longo Prazo
Apesar das constantes oscilações da moeda, há um interesse crescente no intuito de tornar os ativos um investimento que visa o longo prazo. E o que mais se vê no cenário atual é um amadurecimento do setor, retratando uma crescente regulamentação das criptomoedas e ativos por parte das autoridades e empresas.
O que tem se observado no mundo das criptomoedas é uma necessidade crescente de um controle por meio dos bancos centrais mundiais sobre a circulação, uma vez que é interessante para todos os lados que haja um aprimoramento da tecnologia blockchain (o sistema que dá total garantia de segurança às criptomoedas).
O blockchain, para quem não sabe, pode ser resumido em códigos criptografados que servem como uma senha para que fraudes e extravios dentro do mercado de cripto ativos sejam evitados. Com uma melhoria e sofisticação no sistema de blockchain, certamente, será possível uma maior fiscalização e controle do que entra e sai por conta dos bancos centrais, além de investimentos mais concretos no futuro.
Mas o que devemos sempre ter em mente, independentemente do momento e cenário econômico, é, antes de investir em criptomoedas como Bitcoin, fazer uma análise individual antes de começar a comprar Bitcoin. Um planejamento adequado te fará chegar a algum lugar no que diz respeito aos seus investimentos, principalmente se durante o trajeto, alguns imprevistos e situações negativas vierem a acontecer.
Uma outra dica relevante que podemos deixar aqui é para avaliar o seu próprio perfil de investidor. Trace os teus objetivos, o quanto está disposto a investir num determinado período, e tente seguir fielmente a estratégia traçada. Paciência e cabeça fria são fundamentais neste tipo de investimentos financeiros. E se realmente acredita no potencial que uma boa carteira de investimentos em criptomoedas pode ter, certamente, será bem-sucedido a longo prazo.
Razões pelas quais Investir em Criptomoedas em 2023
É lógico que investimentos sempre carregarão riscos, ou seja, mesmo com as dicas deixadas aqui, a decisão sobre o quanto investir sempre será de responsabilidade do investidor. Portanto, analise bastante os riscos que está disposto a enfrentar antes de sair abrindo a carteira para comprar!
O que é interessante e importante destacar aqui é que, mesmo com alterações de valores de mercado, o Bitcoin continua com os mesmos fundamentos. Ou seja, a longo prazo, isto não muda em nada. E pode-se também afirmar que o Bitcoin foi criado especialmente com esta característica (segurança e escassez a longo prazo).
Como mencionamos aqui no começo do artigo, o processo de halving pelo qual a criptomoeda constantemente passa serve como um estímulo a mais para se notar a escassez da mesma e sua valorização no mercado de ativos. Por isto, especialistas preveem que até o fim do ano, haverá uma forte tendência à valorização do Bitcoin por conta da sua dificuldade em ser minerado. Isto faz também com que o cripto ativo seja resistente à inflação, devido à proteção obtida através do blockchain.
A performance do Bitcoin nos últimos anos mostra que, ao contrário do que muitos pensam, a moeda obteve uma valorização importante. Com isto, o histórico da moeda traz à tona sua eficácia a longo prazo, já que grandes empresas já assumiram que fazem reservas da criptomoeda para compor as suas rendas.
Com a queda do Bitcoin, uma outra ideia que pode se tornar lucrativa a longo prazo é sua aquisição em maior volume. Ou seja, assim como as moedas convencionais (dólar e euro), comprar durante a sua queda nunca será um investimento em vão! No entanto, é preciso ter cautela, mesmo que o valor de mercado esteja baixo para investimento. A decisão sobre a compra do cripto ativo deve ser analisada cuidadosamente.