Skip to main content

portatil movil

Recomendações para o seu notebook suportar altas temperaturas

Reunimos para si algumas recomendações para o seu notebook suportar altas temperaturas e, assim, diminuir o sobreaquecimento do aparelho.

Note que isto não é “apenas” um problema associado aos dias mais quentes, já que pode também estar conectado com outros problemas e até à forma como usa o seu notebook. Além disso, resolver esta questão é essencial se quer manter o seu notebook a funcionar bem, em pleno e também assegurar a sua longevidade. Um notebook demasiado quente pode mesmo acabar por danificar o sistema culminando até a queimar alguns dos seus componentes internos. Assim sendo, confira, então, as nossas dicas.

Dicas para o notebook suportar altas temperaturas

Problemas com a ventoinha do notebook

Para começar, assegure-se de que está tudo a funcionar bem com o seu notebook. O sobreaquecimento é, definitivamente, um sinal de algo não está a funcionar bem e muitas vezes a ventoinha do notebook é a grande lesada.

Nesse sentido, confira o estado da ventoinha e o seu funcionamento. É que da mesma forma que este é um problema fácil de resolver, já que existe uma grande variedade de ventoinhas para portátil disponíveis no mercado, também é muito fácil de detectar. Por norma, quando a ventoinha tem problemas, o notebook acaba por se desligar sozinho, interrompendo o seu funcionamento.

Está a deixar o seu notebook respirar?

Outras vezes, os problemas de aquecimento são ainda mais fáceis de tratar. Onde está a suar o seu notebook? Nas pernas, em cima da manta ou de uma almofada? Tem-no em cima de uma mesa com toalha?

Nesse caso, as bases com ventoinhas ou os coolers para baixar a temperatura do equipamento são uma opção a considerar, pois não deixam o aparelho aquecer tanto. Além disso, também contribuem para elevar o computador, contribuindo para um uso mais ergonômico - só vantagens!

Uma opção mais em conta será simplesmente elevá-lo com uns livros, podendo até deixar o portátil inclinado para “respirar” melhor.

O desempenho do computador

Consoante o modelo do notebook, as temperaturas deste podem variar. Todavia, é o uso que lhe faz que mais contribui para o seu sobreaquecimento e, nestes casos, quanto mais intenso e regular for, mais quente ficará o aparelho.

Não é à toa que os aparelhos dos gamers são os que mais “sofrem” este problema, pois os softwares usados são mais pesados, exigindo uma maior força por parte do PC. Para que tenha uma ideia, enquanto num notebook comum, a temperatura rondará os 30 e os 45 °C, o de um gamer pode aquecer até aos 100 °C.

E mesmo que não seja um gamer, fique atento ao desempenho do notebook, pois outros softwares intensos também podem contribuir para a subida da temperatura. Neste caso, evite usar vários programas mais intensos ao mesmo tempo ou durante muito tempo seguido, pois ao exigir mais do seu PC poderá acabar por danificá-lo.

Como pode ver, existem várias formas de evitar e contornar o problema de sobreaquecimento. O melhor mesmo é ficar atento ao seu notebook e aos sinais que este lhe vai enviando - se escuta ruídos estranhos, a ventoinha acelerada ou se desliga sozinho, é hora de agir!

portatil movil