Skip to main content

Phone screen

As cinco áreas de aplicações móveis mais procuradas

phone screen

A evolução tecnológica permitiu inúmeros avanços em muitos setores. Contudo, vários desses avanços aconteceram exatamente pela facilidade com que a sociedade interage com novos serviços e produtos. Aqui tem de existir o devido reconhecimento à aposta em softwares acessíveis e intuitivos, como é o caso das aplicações mobile.

Atualmente não há como negar a importância dos smartphones na rotina diária e, neste processo de evolução são uma clara extensão da intenção de muitas pessoas. Seja para uso pessoal, profissional ou simplesmente para interagir, estes dispositivos vieram permitir interações com precisão, sem necessidade de deslocações ou sair do conforto de casa.

Nesse sentido, vejamos quais as áreas de aplicações móveis mais procuradas pelos utilizadores de smartphones.

1. Compras

Um dos grandes nichos mobile é exatamente o eCommerce. Desde a Amazon ao Aliexpress, passando pelas lojas de roupa, bens de consumo, tecnologia, entre outras, existem uma variedade imensa de aplicações prontas para dar as últimas novidades de cada marca. E graças à existência de métodos de pagamento seguros e práticos, qualquer utilizador pode realizar compras de forma rápida e segura.

Além disso, graças aos smartphones, o processo de compra ficou extremamente fácil, intuitivo e rápido. Numa série de passos conseguimos comprar um produto e no espaço de horas está à nossa porta de casa.

A título de curiosidade, as plataformas de marketplaces como Amazon, eBay ou Aliexpress, são das aplicações com mais downloads em Android ou iOs.

2. iGaming

É verdade, com o crescimento do setor, inúmeras são as operadoras que focam as suas atenções nos conteúdos mobile.

Nesse sentido, é muito comum, seja na Google Store ou na App Store, encontrar aplicações que permitem explorar a indústria do casino. Contudo, dentro desta área um dos modos de jogos mais procurados é o blackjack.

Atualmente existem então diferentes salas especializadas no jogo, nas quais as aplicações replicam a essência do desporto e permitem jogar blackjack de forma segura online, sem perder qualquer da emoção que haveria num jogo ao vivo.

3. Lifestyle

São estas que fazem companhia no ouvido, as que ajudam a encontrar o próximo restaurante a experimentar ou até que local de férias deve ir para a lista.

Por outras palavras, são as aplicações que complementam as tarefas e momentos diários. Sejam de gastronomia, música, viagens, moda ou até mesmo as redes sociais, são aplicações pensadas exatamente na utilidade para o utilizador em dado momento.

Escusado será dizer que, as redes sociais são mesmo das aplicações mais procuradas entre os utilizadores, com TikTok, Facebook ou Instagram à cabeça.

photo smartphone

4. Trabalho

Uma das grandes lições do contexto pandémico dos últimos dois anos foi a liberalização e flexibilidade do conceito do trabalho remoto.

Atualmente muitas empresas procuram criar condições para os seus funcionários numa ótima de equilíbrio e produtividade laboral. Mas, para isso acontecer também têm de existir condições que permitam o trabalho à distância. É aqui que entram então as aplicações de trabalho.

Com aplicações como o Zoom, Google Meets ou o Teams é possível entrar em contacto com chefias e outros colegas para gerir e resolver tarefas diárias de trabalho. Além disso, também existem ferramentas de trabalho que ajudam na gestão de trabalho, por exemplo, o Slack ou o Trello, são excelentes aplicações para a gestão de projetos.

Assim, seja para o funcionário como para chefias, existem pontos de contacto onde pode ser reunida informação para poderem ser realizadas consultas de tarefas, mesmo estando em casa.

Referi também que, existem empresas que combinam ambos os regimes de trabalho, com frutos no que toca às relações laborais.

5. Educação

A educação não para. Já diz o ditado, “aprender até morrer”, por isso não dá mesmo para evitar recorrer a aplicações para acrescentar conhecimento.

Novamente, com o contexto vivido, em casa e remoto, o sistema de ensino em muitos casos tornou-se digital, pelo que os auxílios à aprendizagem eram essenciais. Os estudantes tiveram e têm uma oportunidade incrível de aprender de uma forma diferente e utilizar os seus smartphones para outros fins que não entretenimento.

Entre aplicações para aprender novas línguas (Duolingo, por exemplo), preparação para exames ou até mesmo questionários gerais, a oferta no que toca a aplicações educativas é grande. Além disso, não são só para os mais jovens. Estas próprias aplicações são bastante úteis em contexto profissional ou pessoal.

Com efeito, resta mencionar outras áreas igualmente importantes como as notícias, a saúde e também a prática desportiva. Estas três também representam muitos dos downloads dos utilizadores, exatamente pela sua utilidade. Notícias para manter o conhecimento em dia, saúde para controlo de sono, ritmo cardíaco ou até mesmo níveis de concentração, e desporto, com dicas de exercícios para uma vida ativa.

Em suma, felizmente existe esta diversidade. Assim, cada pessoa pode adequar as suas aplicações consoante as suas necessidades.