Fórum

Espaço aberto à discussão
× Tens dúvidas sobre a segurança social, as seguradoras, as finanças e outros descontos? Pergunta aqui!

Acidente de trabalho-Calculo de indemnizações

15 Set. 2011 01:28 #2749 por Rui Fernandes
Boas.
È o seguinte, tive 1 acidente de trabalho do qual fiquei com uma incapacidade de 3%.
Alguém sabe como se calcula o valor da indemnização a que tenho direito ?
Vencimento-650 euros
Idade-35 anos
Incapacidade-3%

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

17 Set. 2011 18:02 #2759 por Tiago Matos
Respondido por Tiago Matos no tópico Re: Acidente de trabalho-Calculo de indemnizações
De acordo com a informação na página da Verbalegis: ( http://www.verbalegis.net/calculo.html ), o valor será:

Pensão anual = S.M.M. - S.m.n. x 70% + S.m.n. x 2/3 x I.P.P. x 12

Pelo que, no seu caso, deverá ser:

Pensão anual = (650 * 14 / 12) - (475 x 70%) + (475 x 2/3 x 3% x 12) = 539,83 € = 44,99 € / mês
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Rui Fernandes, Barbara

26 Set. 2011 17:53 #2802 por Jaime Alves
Respondido por Jaime Alves no tópico Re: Acidente de trabalho-Calculo de indemnizações
Boa tarde.
Depois de tantas pesquisas encontrei este forum que me pode fazer um calculo da indemnização a receber pelo seguro.
Tive um acidente de trabalho do qual fiquei com uma incapacidade de 5%, tenho 48 anos e na altura do acidente tinha um salario de cerca de 600 euros mensais. Alguém sabe efectuar o calculo da indemnização aque tenho direito?

48 anos
5% de incapacidade
600 euros mensais

Desde já o meu muito obrigado por qualquer esclarecimento.

28 Set. 2011 10:58 #2810 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico Re: Acidente de trabalho-Calculo de indemnizações
De acordo com a informação na página da Verbalegis: ( www.verbalegis.net/calculo.html ), o valor será:

II - PENSÕES PERMANENTES
S.M.M. (Salário médio mensal) = Salário x 14 : 12
s.m.n - salário mínimo nacional que se verificava à data da alta

1. Incapacidade permanente parcial (I.P.P.) inferior a 50%

Se o acidente foi em 2010, então:
1. s.m.n. = 475 Eur/mês
2. Incapacidade de 5%
Pensão anual = (((600 - 475) x 70%) + ((475 x 2/3 x 5%))) x 12 = 1240,00 Eur
Pensão mensal = 1240,00 Eur : 12 = 103,33 Eur

Se o acidente foi em 2011, então:
1. s.m.n. = 485 Eur/mês
2. Incapacidade de 5%
Pensão anual = (((600 - 485) x 70%) + ((485 x 2/3 x 5%))) x 12 = 1160,00 Eur
Pensão mensal = 1160,00 Eur : 12 = 96,66 Eur

09 Dez. 2011 04:05 #3038 por Rui Fernandes
Respondido por Rui Fernandes no tópico Re: Acidente de trabalho-Calculo de indemnizações
Idade-36
Incapacidade-3%
Salário-650 euros
Recebi uma carta do tribunal de trabalho a dizer que iria receber de indemnização 210 euros ano.
Está isto certo pois vocês tinham-me dito que iria receber 540 euros anuais ?

21 Dez. 2011 23:06 #3161 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico Re: Acidente de trabalho-Calculo de indemnizações
De acordo com a informação que temos, os cálculos são feitos como lhe apresentámos anteriormente.

A nossa sugestão é que peça, por escrito (carta registada com aviso de receção), ao Tribunal de trabalho que lhe indique a fórmula de cálculo utilizada e os fatores que são considerados.

Em alternativa, poderá ligar para o MSSS - Ministério da Solidariedade e da Segurança Social pela Linha de Atendimento Telefónico 218 401 012 (dias úteis das 9h00 às 17h00) para obter essa informação.

02 Jan. 2012 02:43 #3249 por Carlos Silva
Respondido por Carlos Silva no tópico Re: Acidente de trabalho-Calculo de indemnizações
Boas. Antes de mais agradeço o facto de haver sites como este que informam o "utilizador" como proceder em várias situações

Indo em conta com o assunto exposto tenho algumas duvidas.

Tive um acidente de trabalho ocorrido em 2010 (dez)

O seguro já me quer dar alta (no entanto continuo em tratamentos e vou ser novamente operado devido ao acidente) pode o seguro dar-me alta nesta fase?

Eles já me deram IPP (Incapacidade Percentual Permanente) - à taxa de 27%.. o que significa esta percentagem? a nivel de ordenado ganhava 600e mensais (no entanto variava devido às horas extra) cheguei a tirar 800 e tal...

tenho 27 Anos. O que é que a seguradora me tem de pagar? tem de pagar como? mensalmente? anualmente? totalmente? desculpem tantas duvidas

Pf ajudem-me

27 Jan. 2012 17:53 - 27 Jan. 2012 18:00 #3466 por Bruno Casqueiro
Respondido por Bruno Casqueiro no tópico Re: Acidente de trabalho-Calculo de indemnizações
Olá muito boa tarde,
relativamente à sua questão tenho a informar que IPP significa incapacidade parcial parmanete, ou seja,trata-se da incapacidade que ficará portador para sempre.
Mais se informa, que quando é determinada a IPP pelo médico da seguradora, estamos perante uma situação em que o ou os médicos que o assistiram consideram que a lesão esta consolidada não sendo possivel uma melhor reabilitação.
Assim sendo, pode legalmente a seguradora atribui-lhe alta clinica ou alta médica.
Nestes termos a partir de agora vai-se reiniciar o processo de acidente de trabalho na fase conciliatória junto do Tribunal de trabalho onde está a correr termos o processo, por forma a lhe ser atribuida a pensão anual e vitalicia.
Mais se informa, que a partir de agora é muito importante ser bem assistido, porquanto a seguradora só lhe vai pagar o que for obrigada na tentativa de conciliação.
Posto isto, resta-me informa-lo que as formulas que se alegam neste site estão todas revogadas.
As normas atualmente em vigor são outras, pelo que se necessitar de ajuda envie email para ...
Cumprimentos

27 Jan. 2012 18:01 #3467 por Pedro Ferreira
Respondido por Pedro Ferreira no tópico Re: Acidente de trabalho-Calculo de indemnizações
Obs: não é permitida a inserção de endereços de email neste fórum. Todas as trocas de informação entre os utilizadores do fórum devem ser feitas através do fórum.

23 Ago. 2012 15:50 #5557 por Liliana Costa
Respondido por Liliana Costa no tópico Re: Acidente de trabalho-Calculo de indemnizações
Boa tarde, tive um acidente de trabalho esta semana. Foi-me proposto ficar de baixa, mas recusei, porque neste momento seria muito complicado ficar em casa. Fiquei com uma incapacidade temporária de 20%. Sou efectiva ha 2 anos e meio, mas houve uma redução de horário e por isso trabalho apenas 6h30 por dia. Recebo 487,50€ base 433,87 líquidos, tenho 28 anos. Tenho a proxima consulta no dia 27 de Agosto, por isso ainda nao sei se terei ja alta. Gostaria k me informassem se tenho direito a algum tipo de indeminizacao. E, se tenho, qual o cálculo para saber o montante. Agradeço a ajuda.

28 Ago. 2012 16:13 #5565 por Beatriz Madeira
Cara liacosta, boa tarde.

A resposta é afirmativa, o trabalhador que tem uma incapacidade resultante de acidente de trabalho tem direito a uma indemnização. De acordo com informação que nos foi possível apurar relativamente a esta matéria, sugerimos-lhe a consulta da mais recente legislação sobre o assunto:

- Resolução da Assembleia da República nº 112/2010, de 25 de Outubro de 2010 que aprova o Protocolo de 2002 relativo à Convenção da Organização Internacional do trabalho sobre a Segurança e a Saúde dos Trabalhadores, 1981.

- Lei nº 98/2009, de 4 de Setembro de 2009 que regulamenta o regime de reparação de acidentes de trabalho e de doenças profissionais e que pode consultar em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/1669-le...s-profissionais.html

No site da DGAEP - Direção Geral da Administração e do Emprego Público, do Ministério das Finanças, encontra informação detalhada em matéria de "Acidentes de trabalho e Doenças Profissionais" em www.dgap.gov.pt/index.cfm?OBJID=833552a6...b7-b3ae-f0656bacf927

Quanto ao cálculo:

- Poderá consultar a Segurança Social através do VIA Segurança Social pelo número 808 266 266 que funciona nos dias úteis das 08h00 às 22h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. A partir do estrangeiro deve ligar o número +351 272 345 313. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário.

- A Companhia de Seguros Tranquilidade dá uma ajuda no que toca ao cálculo em www.tranquilidade.pt/cstinter/cms.aspx?p...F2-865F-07DF98B7E79C no ponto 02. Pagamento de indemnizações por incapacidades temporárias.

28 Ago. 2012 16:14 #5566 por Beatriz Madeira
Cara liacosta, boa tarde.

A resposta é afirmativa, o trabalhador que tem uma incapacidade resultante de acidente de trabalho tem direito a uma indemnização. De acordo com informação que nos foi possível apurar relativamente a esta matéria, sugerimos-lhe a consulta da mais recente legislação sobre o assunto:

- Resolução da Assembleia da República nº 112/2010, de 25 de Outubro de 2010 que aprova o Protocolo de 2002 relativo à Convenção da Organização Internacional do trabalho sobre a Segurança e a Saúde dos Trabalhadores, 1981.

- Lei nº 98/2009, de 4 de Setembro de 2009 que regulamenta o regime de reparação de acidentes de trabalho e de doenças profissionais e que pode consultar em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/1669-lei-n-98-2009-de-4-de-setembro-regime-de-reparacao-de-acidentes-de-trabalho-e-de-doencas-profissionais.html

No site da DGAEP - Direção Geral da Administração e do Emprego Público, do Ministério das Finanças, encontra informação detalhada em matéria de "Acidentes de trabalho e Doenças Profissionais" em www.dgap.gov.pt/index.cfm?OBJID=833552a6...b7-b3ae-f0656bacf927

Quanto ao cálculo:

- Poderá consultar a Segurança Social através do VIA Segurança Social pelo número 808 266 266 que funciona nos dias úteis das 08h00 às 22h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. A partir do estrangeiro deve ligar o número +351 272 345 313. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário.

- A Companhia de Seguros Tranquilidade dá uma ajuda no que toca ao cálculo em www.tranquilidade.pt/cstinter/cms.aspx?p...F2-865F-07DF98B7E79C no ponto 02. Pagamento de indemnizações por incapacidades temporárias.

17 Set. 2012 12:08 #5749 por manuel jesus
Respondido por manuel jesus no tópico Re: Acidente de trabalho-Calculo de indemnizações
muito boa tarde tive um acidente trabalho em agosto de 2010 com uma incapacidade de 78% qual será o possivel valor de idmenizaçao??obrigado :-)

78%
38anos
600euros liquidos mensais

18 Set. 2012 15:47 #5755 por Beatriz Madeira
Caro Manuel Jesus, boa tarde.

Para obter a informação que pretende deverá consultar a Segurança Social através do VIA Segurança Social pelo número 808 266 266 que funciona nos dias úteis das 08h00 às 22h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário.

13 Out. 2012 20:15 #5962 por David Lourenço
Respondido por David Lourenço no tópico Re: Acidente de trabalho-Calculo de indemnizações
Boas a todos
Eu tive um acidente de trabalho onde me foi atribuida uma incapacidade parcial permanente de 12% resultado de 3 cirurgias á culuna
O meu vencimento base era de 705 euros 14 meses\ano
Tinha 32 anos quando se deu o acidente..Agora tenho 34.
Poderiam dizer-me qual o valor que a companhia de seguros me tem a pagar?
E esse valor sera dado mensalmente , anualmente ou então será entregue todo por inteiro? Vou na proxima terça feira a tribunal para um exame medico e tentativa de conciliação e não sei o que esperar...

13 Out. 2012 20:26 #5963 por David Lourenço
Respondido por David Lourenço no tópico Re: Acidente de trabalho-Calculo de indemnizações
Boas a todos
Eu tive um acidente de trabalho onde me foi atribuida uma incapacidade parcial permanente de 12% resultado de 3 cirurgias á culuna
O meu vencimento base era de 705 euros 14 meses\ano
Tinha 32 anos quando se deu o acidente..Agora tenho 34.
Poderiam dizer-me qual o valor que a companhia de seguros me tem a pagar?
E esse valor sera dado mensalmente , anualmente ou então será entregue todo por inteiro? Vou na proxima terça feira a tribunal para um exame medico e tentativa de conciliação e não sei o que esperar...

15 Out. 2012 15:48 #5967 por Beatriz Madeira
Caro omar, boa tarde.

O trabalhador que tem uma incapacidade resultante de acidente de trabalho tem direito a uma indemnização que, em princípio, é paga numa prestação única.

De acordo com informação que nos foi possível apurar relativamente a esta matéria, sugerimos-lhe a consulta da mais recente legislação sobre o assunto:

- Lei nº 98/2009, de 4 de Setembro de 2009 que regulamenta o regime de reparação de acidentes de trabalho e de doenças profissionais e que pode consultar em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/1669-le...s-profissionais.html

Quanto ao cálculo:

Uma sugestão: leve todos os exames médicos, radiografias, comprovativos de internamento, relatórios médicos, relatório de incapacidade, etc., tudo o que possa utilizar para comprovar o seu processo de incapacidade.

15 Out. 2012 15:51 #5968 por Beatriz Madeira
Caro omar, boa tarde.

Encontra a resposta em sabiasque.pt/forum/21-seguranca-social-s...tml?limit=5&start=15

15 Out. 2012 16:19 #5970 por David Lourenço
Obrigado pela explicação...
Ja perceci quanto devo receber anualmente e numa prestação unica...
A minha duvida é a seguinte...
Sendo um leigo em materia de legislação de trabalho so gostaria que me explicasse de um modo simples ate que idade é feito esse calculo???
Se ganho num ano X quanto receberia no total? Para isso precisava saber até que idade é feito o calculo TOTAL...
Obrigado mais uma x pela atenção dada ao meu problema

15 Out. 2012 16:39 #5972 por Beatriz Madeira
Caro omar, boa tarde.

Pela informação de que dispomos, admitimos que seja a idade da reforma. Um trabalhador com um grau de incapacidade permanente atribuída fica impossibilitado de ganhar "mais X" anualmente devido à sua incapacidade permanente. Assim, o cálculo da indemnização deverá ser feito considerando todos os anos em que o trabalhador deixa de ganhar esse "mais X", até que se reforma e passa a ter uma pensão. Caso se trate de uma incapacidade temporária, o cálculo deverá ser feito até que o período da incapacidade temporária termine.

Consideramos que seja útil, neste caso, porque esta informação pode não estar atualizada, consultar a ACT - Autoridade para as Condições no trabalho:

- Esclarecimentos presenciais nas Lojas do Cidadão e nos Centros Locais

- Pedido de esclarecimento escrito em
www.act.gov.pt/%28pt-PT%29/Itens/Contact...Paginas/default.aspx

- Serviços desconcentrados em
www.act.gov.pt/%28pt-PT%29/SobreACT/Quem...Paginas/default.aspx
Os seguintes utilizadores Agradeceram: David Lourenço

Desenvolvido por Kunena
Código do Trabalho

Código do Trabalho

O código do trabalho apresentado nesta página (Lei n.º 7/2009) e artigos anexos está em vigor desde Fevereiro de 2009 e foi atualizado com as alterações introduzidas . Para consultar o...

Comentários Recentes

Alice Machado
1 dia 9 horas

Olá, boa noite. Eu e meu namorado estamos voltando para o Brasil e pretendemos voltar, porém ainda não sabemos quando devi ...

Anónimo
6 dias 8 horas

Boa tarde estou gravida e fiquei de baixa de risco no dia 22 de agosto. Agora não sei como funciona isto do pagamento do sub ...

Carla silva
12 dias 15 horas

Em 2015 fui diagnosticada com um cancro maligno da tiroide, fiz cirurgia e tratamento, foi-me atribuída uma incapacidade de ...

Alexandre Vieira
14 dias 14 horas

No ponto 6 deste artigo (94) é referido que "não podem ser acumulados os direitos". Isso significa que não posso simultane ...

Jéssica
18 dias 1 hora

Oi meu nome é Jéssica e tenho uma dúvida MT grande eu e meu namorado nunca tivesse relações sexuais com penetração, nu ...