Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui todas as dúvidas que tenhas sobre adoção em Portugal ou protecção na parentalidade em caso de adoção.

adoção em Portugal

adoção em Portugalfoi criado por aflitos

20 maio 2013 20:58 #8107
Gostaria de saber se o facto de ter a doença Esclerose Múltipla é impeditiva de proceder à adoção. Sendo que um elemento do casal está de perfeita saúde e que no caso da esclerose de momento está controlada e não tem qualquer sintoma.
Grata pela atenção dispensada.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico adoção em Portugal

21 maio 2013 15:43 - 22 Ago. 2023 19:42 #8113
Caros aflitos, boa tarde.

Que tenhamos conhecimento, nenhuma condição de saúde pode impedir a adoção, excetuando, talvez, casos terminais.

Poderão verificar que nos requisitos para adoção descritos na página seg-social.pt/como-adotar do site da Seg. Social (SS) ou no site da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) não há qualquer referência a limitações devido a condições de saúde.

Na página seg-social.pt/legislacao?bundleId=278468 encontram a legislação associada à adoção e na página seg-social.pt/documents/10152/14984/N32_...b7-a699-cbfa9d8d604c encontram o Guia Prático da Seg. Social sobre adoção onde poderão verificar se existe alguma informação sobre a vossa questão.

Se residem em Lisboa, poderão recorrer ao serviço de adoção da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML - scml.pt/acao-social/infancia-e-juventude/ ) para esclarecerem a vossa dúvida. Em princípio, poderão marcar uma reunião com um/a técnico/a do serviço para esclarecimento de dúvidas antes de se candidatarem.

Como verão, os processos de adoção, hoje em dia, iniciam-se por uma "primeira ação de Formação para a Adoção, designada Sessão A, obrigatória para os cidadãos que desejam inscrever-se para adotar, surgindo como condição prévia à entrega dos documentos de candidatura. A Sessão A tem como objetivo a antevisão e informação adequada(s) à preparação e maturação de um projeto de adoção realista, atenta a especificidade da parentalidade adotiva.".

Assim, terão oportunidade de se inscreverem numa sessão de Formação para a Adoção e aí tirarem todas as vossas dúvidas.

Uma nota pessoal: não escondam a doença dos/as técnicos/as que acompanharem o vosso processo; a transparência é o primeiro passo para uma adoção de sucesso em ambos (todos) os sentidos :-)
Ultima edição : 22 Ago. 2023 19:42 por Pedro Ferreira.

Respondido por Sara Alves no tópico adoção em Portugal

14 Jun. 2013 19:11 #8365
Olá, boa tarde!

Chamo-me Sara Alves e sou estudante de Mestrado em Psicologia Clinica e da Saúde do Instituto Jean Piaget de Viseu e estou a fazer a minha dissertação com o tema: "Conjugalidade de Casais em processo de Adoção" e precisava de casais que estejam em processo de adoção (nas diversas fases) e que estejam dispostos a preencherem um pequeno Protocolo de Investigação (contém a versão para o género feminino e para o género masculino, está em anexo

Anexo não encontrado



Anexo não encontrado


).

O meu mail é: sara_alves@msn.com
Tempo para criar a página: 0.302 segundos