Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

Efetividade no primeiro emprego em um contrato à termo incerto

Efetividade no primeiro emprego em um contrato à termo incertofoi criado por GabrielGago

30 Abr. 2022 00:57 #22694
A dúvida é simples de explicar; para alguém que está em seu primeiro emprego (em Portugal) que celebrou contrato em outubro de 2018, quando ocorrerá a passagem à efetividade (sem termo)?
seria outubro de 2022 ou 2024?
Pergunto porque a Lei permitirá um contrato de termo incerto de até seis anos, mas, no meu caso, em Portugal é meu primeiro emprego e penso que isto tem uma duração menor…

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Efetividade no primeiro emprego em um contrato à termo incerto

16 maio 2022 15:41 #22718
O atual Código do Trabalho em vigor em Portugal (em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ), na sua atual redação, diz que um contrato a termo incerto tem uma duração máxima de 4 anos (Artº. 148, em baixo) e que se converte em contrato sem termo aquele cujo trabalhador permaneça 1) ao serviço da empresa após a data de caducidade ou 2) decorridos 15 dias após o termo (Artº. 147, em baixo).

Uma vez que celebrou o contrato em outubro de 2018, a sua "passagem à efetividade" acontecerá se não receber nenhuma carta do empregador a cessar o contrato (até 60 dias antes da data de caducidade do contrato) ou se ficar ao serviço durante 15 dias após a data de caducidade do contrato.

Artigo 148.º - Duração de contrato de trabalho a termo ( sabiasque.pt/codigo-trabalho/1234-artigo...rabalho-a-termo.html )
5 — A duração do contrato de trabalho a termo incerto não pode ser superior a quatro anos.

Artigo 147.º - Contrato de trabalho sem termo ( sabiasque.pt/codigo-trabalho/1233-artigo...balho-sem-termo.html )
2 — Converte -se em contrato de trabalho sem termo:
c) O celebrado a termo incerto, quando o trabalhador permaneça em actividade após a data de caducidade indicada na comunicação do empregador ou, na falta desta, decorridos 15 dias após a verificação do termo.
Tempo para criar a página: 0.384 segundos