Respondemos a cada pergunta à frente da mesma, em maiúsculas, para distinguir:
A carta denuncia de cessação, conforme a ACT, pode ser portanto aceita via mail e escrita com os mesmos dizeres e assim terá valor igual a registada com AR ? SIM.
Tenho meu contrato feito em Abril/2018 e pretendo sair em Novembro onde terei apenas 5 dias úteis de férias gozadas dos 11 dias úteis que me prevê em 6 meses de trabalho,,, Na carta para tal terei que anunciar o cumprimento de 30 dias de aviso prévio, correto? SIM.
Gostaria ainda de saber o que fazer, se após a rescisão do contrato pelo trabalhador, com aviso previo de 30 dias, caso não houver resposta do Empregador, e o trabalhador fizer a sua actividade normal, quando é que pode o trabalhador parar o seu trabalho e considerar que está rescindido o seu contrato nos meios legais sem prejuízo ? NÃO PRECISA DE RESPOSTA DESDE QUE TENHA OU O AVISO DE RECEÇÃO ASSINADO OU UM EMAIL A CONFIRMAR A RECEÇÃO DO MESMO OU, AINDA, UM "RECIBO DE RECEÇÃO" AUTOMÁTICO DO EMAIL.
Tem de receber resposta do Empregador concordando com a cessação do contrato ou se essa resposta for negativa, ou ter o trabalhador pode na mesma, considerar-se livre do contrato e ir para outra empresa?? ou tem de pôr alguma acção em tribunal contra a Empresa pela falta de Resposta á Carta de rescisão?? RESPONDIDO NA PERGUNTA ANTERIOR.
Sobre direitos, pelo que li de vossa recomendação, não terei direitos a subsídio de desemprego pois não tenho 12 meses de contribuição ainda para a segurança social, MAS PODERÁ TER DIREITO A SUBSÍDIO SOCIAL DE DESEMPREGO (VEJA EM
sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...rego-desde-2012.html
).
mas indenização por compensação e o pagamento do restante de dias de férias que ainda não gozei, no caso 6 dias úteis, é certeza que não terei também? 6 MESES COMPLETOS DE TRABALHO DÃO DIREITO A 12 DIAS DE FÉRIAS E RESPETIVO SUBSÍDIO. SE NÃO GOZAR AS FÉRIAS QUE LHE FALTAM TEM DIREITO A QUE LHE PAGUEM FÉRIAS NÃO GOZADAS MAIS O RESPETIVO SUBSÍDIO E AINDA O PROPORCIONAL DE SUBSÍDIO DE NATAL RELATIVO AOS 6 MESES TRABALHADOS.