Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

Contrato a Termo ou Efetivo

F Autor do tópico
Fernanda1306 Desligado
Membro Iniciado
    Fernanda1306

Contrato a Termo ou Efetivo

19 Set. 2017 21:28
    Celebrei um contrato a termo certo no dia 8 de setembro de 2014, houve lugar a cessação desse contrato por minha iniciativa,um ano depois (dia 8 de setembro de 2015).
    Foi um celebrado novo contrato a termo com a mesma entidade mas com diferentes condições no dia 9 de setembro de 2015, tendo o mesmo duração de 1 ano e tendo sido alvo de renovação.
    Tenho 3 anos consecutivos de contrato a termo para a mesma entidade ( 1 contrato a termo anual + 1 novo contrato a termo anual + 1 renovação anual).
    Atualmente estou a trabalhar para a mesma empresa qual é minha situação laboral efetiva ou contratada a termo? Desde já o meu obrigado.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

B
    bmadeira@sabiasque.pt Desligado
    Moderador
    bmadeira@sabiasque.pt

Re: Contrato a Termo ou Efetivo

05 Jan. 2018 16:06 - 20 Fev. 2026 18:24
    "Converte-se em contrato de trabalho sem termo: (...) b) Aquele em que seja excedido o prazo de duração ou o número de renovações a que se refere o artigo seguinte;". Ver em Artigo 147.º - Código do Trabalho - Contrato de trabalho sem termo

O contrato a termo certo pode renovar-se automaticamente por 3 vezes até um máximo de 3 anos (se não fizer parte das "exceções"). Ver em  Artigo 148.º - Código do Trabalho - Duração de contrato de trabalho a termo

Assim, se terminaram as renovações e o prazo legal para as mesmas, está em situação de contratação sem termo, ou seja, efetiva.

Confirme esta informação com a ACT, cujos contactos poderá encontrar em Denunciar ou apresentar queixa
    Ultima edição : 20 Fev. 2026 18:24 por Pedro Ferreira.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Publish modules to the "offcanvas" position.