Skip to main content
Aqui poderá colocar as suas dúvidas e/ou questões sobre salários e retribuições.

Extinção do posto de trabalho,

Extinção do posto de trabalho,foi criado por mise santos

17 Ago. 2013 18:57 #8964
Boa tarde,
trabalho como empregada doméstica externa à 27 anos consecutivos na mesma casa.
O meu horário foi sempre 8 h diárias x 5 dias por semana x 4 semanas. Ou seja mensal.
Fui informada verbalmente que o meu posto de trabalho iria ser extinto devido á mudança de residência, da entidade empregadora. O que gostava de saber?! Quais são os meus direitos! Quer em termos de indemnização? E se por ventura também tenho direito a subsidio de desemprego, ou outro. Visto que sempre foram feitos os devidos descontos.
Muito obrigada
mise santos

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Extinção do posto de trabalho,

19 Ago. 2013 14:18 #8981
Cara mise santos, boa tarde.

No caso que nos descreve, aplicam-se as "regras gerais" de despedimento de trabalhador com contrato sem termo (efetivo): o empregador deve avisar da rescisão contratual por escrito (carta) cumprindo o prazo de aviso prévio legal e deve pagar os montantes em dívida, incluindo indemnização, até ao ultimo dia de trabalho.

Sobre direitos do trabalhador, ver informações em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/564-des...balho-sem-termo.html

Sobre o prazo de aviso prévio, ver informações em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...igo-do-trabalho.html

Sobre indemnização (compensação no despedimento), esta passou a ser contabilizada da seguinte forma para cessação de contrato de trabalho SEM TERMO celebrado antes de 1 Novembro 2011:

a) Início do contrato até 31 Outubro 2012 = 30 dias de retribuição base e diuturnidades por cada ano completo de antiguidade.
b) Desde 1 Novembro 2012 = 20 dias de retribuição base e diuturnidades por cada ano completo de antiguidade.

NOTAS:
1. O valor diário de retribuição base e diuturnidades é o resultante da divisão por 30 da retribuição base mensal e diuturnidades.