Aqui poderá colocar as suas dúvidas e/ou questões sobre salários e retribuições.

contrato trabalho sem termo

B Autor do tópico
banzé Desligado
Membro Júnior
    banzé

contrato trabalho sem termo

28 Jun. 2013 23:52
    Exmos senhores:
    Os meus melhores cumprimentos, através deste meio solicito a v/ preciosa ajuda no seguinte.
    Formalizei um contrato c/ determinada empresa SE TERMO em 2 de janeiro de 2013, a empresa encerra o mês de agosto para férias a todos os funcionários, informaram-me que me vão pagar o sub. férias desde janeiro a junho dste ano o que entendo seja + - metade da valor de ordenado 2 dias de subsidio por cada mês de trabalho efectivo,tudo certo. Só que perguntei pela outra metade do subsidio se me a pagavam quando fizesse o ano de trabalho, ou seja desde julho a dezembro deste ano. Responderam-me que não tinha direito a mais nada de retribuição, então eu penso que deveria receber mais 2 dias de cada mês de trabalho desse periodo mensal, ou não ? e então em 2014 no mês das férias já receberia por inteiro o respectivo subsidio porque em janeiro desse ano farei 1 ano de contrato efectivo. Pedia a v/ ajuda no que devo argumentar, porque me dizem que tudo tem haver com o ano de 2012, mas o quê ? se eu assinei este contrato em 02 de janeiro de 2013 ?. enfim será que me estão a enfiar um barrete ?.
    Outra coisa se puderem. no meu contrato está escrito que tenho direito a subsidio de alimentação mas entre parêntises escreveram " almoço" eu não alomoço na empresa tenho o almoço em casa pois não sou obrigado a almoçar onde não gosto, a empresa não é obrigada a pagar-me o subsidio de alimentação ? dizem-me que não tenho direito, será que tenho de acatar esta lei ? (alomoço) ?
    Pedia pois a v/ ajuda neste problema que me está a incomodar mesmo.
    Cumprimentos
    fico entretanto na expetativa da v/ breve e prezada resposta.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

B
    bmadeira@sabiasque.pt Desligado
    Moderador
    bmadeira@sabiasque.pt

Re: contrato trabalho sem termo

01 Jul. 2013 14:35
    Caro/a banzé, boa tarde.

No ano da contratação o trabalhador tem direito a 2 dias de férias e respetivo/proporcional subsídio por cada mês completo de trabalho, até um máximo de 20 dias de férias anuais que pode gozar apenas após decorridos 6 meses completos de trabalho. Se o ano civil terminar antes de passados estes 6 meses, então o trabalhador poderá gozar as suas férias até 30 Junho do ano seguinte. Ou seja, considerando que vai trabalhar o ano completo, mas que a lei determina que tem direito a um máximo de 20 dias de férias no ano da contratação, o empregador deverá conceder-lhe os 20 dias e o respetivo/proporcional subsídio, independentemente de fechar o mês todo de Agosto. Fica a ganhar +/- 10 dias de férias mas não poderá receber o subsídio respetivo a esses dias "a mais" porque apenas tem direito a 20 dias de férias neste primeiro ano de trabalho. Informação detalhada sobre contabilização de dias de férias em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...-dias-de-ferias.html

Quanto ao subsídio de alimentação, tem direito àquilo que seja a norma vigente na empresa e que deve ficar acordado aquando contratação. A não ser que vigore um instrumento de regulamentação coletiva de trabalho (contrato coletivo), o empregador tem o direito de definir o montante do subsídio e a forma de pagamento: se ficou acordado que lhe pagava em dinheiro, deve pagar-lhe em dinheiro, se ficou acordado que haveria pagamento em vales-refeição, então pagam-lhe em vales, se há uma cantina ou local de refeições para os trabalhadores, então deverá fazer as suas refeições nesse local.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Publish modules to the "offcanvas" position.