Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Como proceder após alta da junta médica?

Como proceder após alta da junta médica?foi criado por bruna_goncalves

26 Ago. 2023 09:26 #23604
Encontrava-me de baixa médica, por transtorno ansiendade grave /burnout/ sintomas depressivos ,desde fins de abril até ontem 25/8 (sexta-feira) que fui a uma junta médica e tive alta da junta médica . Sou enfermeira e trabalho por turnos incluido aos fins de semana.
  • O que fazer após esta alta? Devo dirigir-me a onde ? Ontem era folga da minha chefia não consegui falar com a chefia e à hora que depois tive alta já os Recursos humanos estavam fechados . Posso só ir ao serviço na segunda-feira? 
  • Eu tive alta no 25/8 mas a baixa terminava a 29/8 , posso ficar em casa mesmo não sendo remunerado pela segurança social até ao dia 29/8? Tenho de entregar algum documento que permita manter a baixa medica até ao fim mesmo não sendo remunerada? 
  • Posso pedir para gozar as minhas férias à entidade patronal logo após o termino da baixa ? 
Agradecia uma respostrespostade forma a fazer tudo direitinho dentro do tempo . 
Desde já obrigada pela atenção . 

 

Respondido por Pedro Ferreira no tópico Como proceder após alta da junta médica?

26 Ago. 2023 14:36 #23606
Segundo o Código do Trabalho , quando o trabalhador tem alta médica após uma baixa por doença, deve comunicar ao empregador a data da alta e apresentar o documento comprovativo emitido pela entidade competente, no prazo de cinco dias úteis a contar da data da alta. O trabalhador deve retomar a sua atividade normal no dia seguinte ao da alta, salvo se o empregador lhe conceder outro dia para o efeito. Se o trabalhador não retomar a sua atividade normal após a alta, sem justificação válida, pode incorrer em falta injustificada, que pode ter consequências disciplinares ou até mesmo levar à cessação do contrato de trabalho.