A Direcção-Geral da Saúde (DGS) lançou um cartaz com os procedimentos obrigatórios para os doentes que se deslocam aos Serviços de Atendimento à Gripe (SAG). O uso de máscaras e a higiene das mãos são fundamentais para minimizar o risco de transmissão aos outros utilizadores e profissionais dos serviços de saúde.
Os SAG foram criados para aumentar a capacidade de resposta aos casos de gripe A, mas é importante que os doentes cumpram determinados procedimentos para que não se tornem fontes de contágio. Por isso, à entrada no SAG é entregue a cada doente uma máscara cirúrgica e disponibilizada uma solução de base alcoólica ou água e sabão.
O doente deve colocar a máscara e retirá-la apenas quando tiver autorização do profissional de saúde. Caso seja necessário retirar a máscara durante a avaliação, deve tocar apenas nos atilhos, lavar as mãos e colocar uma nova máscara cirúrgica.
O doente deve também fazer a higiene das mãos com a solução anti-séptica de base alcoólica ou água e sabão à entrada e saída do SAG, bem como, à entrada dos gabinetes e antes e depois de utilizar as instalações sanitárias.
O Ministério da Saúde mantém o alerta aos cidadãos para, em caso de sintomas de gripe, contactarem de imediato a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) e seguirem as indicações que lhes são dadas. A actualização da informação sobre a evolução da pandemia em Portugal é agora realizada semanalmente, à quarta-feira, no Portal da Saúde.
Data: 21-08-2009
Fonte: Portal do Cidadão com Ministério da Saúde
Consulte
Apresentado relatório sobre vacinação anti-gripal em Portugal 2010-2011