Skip to main content

Lançamento oficial da Biblioteca Digital Mundial

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) lançou hoje oficialmente, na sua sede, em Paris, o sítio da Biblioteca Digital Mundial. O lançamento contou com a presença do director-geral da organização, Koichiro Matsuura, e de James H. Billington, director da Biblioteca do Congresso Nacional dos Estados Unidos, entidade que idealizou o projecto.

De acordo com o comunicado da UNESCO, o projecto tem como objectivo aumentar a qualidade e a variedade da oferta cultural na Internet, através da disponibilização de materiais como livros, manuscritos, mapas, gravuras, fotografias, partituras e pinturas, entre outros, que poderão ser utilizados por "professores e académicos, mas também pelo grande público". Em complemento, visa também reduzir a “exclusão digital” e aumentar o conteúdo “não ocidental” na Internet. Para atingir estes objectivos, a Biblioteca do Congresso Nacional dos Estados Unidos da América colaborou com 32 outras instituições internacionais, incluindo a Biblioteca de Alexandria.

A Biblioteca Digital Mundial será o terceiro acervo digital do género, depois do Google Book Search e da Biblioteca Virtual Europeana.

O português é uma das sete línguas em que o sítio estará disponível, apesar de as bibliotecas e arquivos nacionais terem decidido não aderir a esta iniciativa. Todos os materiais em língua portuguesa disponíveis provêm do Brasil. As restantes línguas são árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo.

Consulte: Biblioteca Digital Mundial

Mais informação: UNESCO - Library of Congress and partners launch World Digital Library

Fonte: ANACOM

  • Criado em .
  • Última atualização em .