Datas e prazos para o IRS em 2019

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Em 2019 haverá novos prazos para verificar as faturas e calcular as deduções ao IRS, bem como para entregar a respetiva declaração anual.

Tabelas de IRS 2019 - Retenção na fonte (XLS, PDF, ODS e online)

A entrega da declaração anual do IRS vai decorrer entre Abril e Junho.

A verificação e validação das faturas, seja dos trabalhadores dependentes ou independentes, poderá ser feita até 25 Fevereiro.

  • Trabalhadores dependentes: todas as despesas são relevantes para o apuramento das deduções ao IRS.
  • Trabalhadores independentes: devem afetar à sua atividade, total ou parcialmente, o valor das faturas.
  • Recibos verdes: afetação de faturas a despesas da atividade é uma novidade face a anos anteriores.

O apuramento das deduções à coleta do IRS poderá ser feito até 15 Março.

  • O resultado deste apuramento ficará disponível na página pessoal do contribuinte, sendo o valor das despesas relevantes para as deduções à coleta calculado automaticamente pelas Finanças (AT) e disponibilizado até 15 Março.

As reclamações sobre os valores calculados pelas Finanças (AT) deverão ser feitas entre 15 e 31 Março.

  • Os contribuintes podem reclamar os valores calculados automaticamente pelas Finanças (AT) relativamente às despesas gerais familiares e às que resultam das faturas de restaurantes, oficinas, salões de beleza, transportes e veterinários.
  • Os contribuintes não podem reclamar relativamente a despesas de educação, saúde, casa e lares pois, caso tenham comprovativos de faturas que indiquem um valor diferente das Finanças (AT), devem declará-los no Quadro 6C do Anexo H.

Atenção: qualquer comunicação relativa à composição do agregado familiar ou à morada fiscal, por exemplo, caso haja alterações face ao ano anterior, deve ser feita até 31 Dezembro do ano a que dizem respeito as despesas.

4000 Caracteres remanescentes


Código do Trabalho

Código do Trabalho

O código do trabalho apresentado nesta página (Lei n.º 7/2009) e artigos anexos está em vigor desde Fevereiro de 2009 e foi atualizado com as alterações introduzidas . Para consultar o...

Comentários Recentes

Maria
2 dias 4 horas

Boa noite, a situação da sua Mãe já foi resolvida?

Anónimo
3 dias 14 horas

preciso com urgencia de documento da Segurança Social ,por isso tenho preciso rapidamente da passe para aceder a seg.social ...

Ana Santos
4 dias 10 horas

Boa tarde. Trabalhei durante 22 na tesouraria de uma empresa e recebia um abono para falhas, porque lidava com dinheiro. Entr ...