O Testamento Vital é um documento feito em vida sobre diretivas antecipadas de vontade sobre cuidados de saúde e vida e procuração em matéria de cuidados de saúde. Fique a saber mais neste artigo.
O Testamento Vital é um direito dos cidadão e cidadãs. Deve ser feito por iniciativa própria e pode conter informação sobre os cuidados de saúde que pretende receber, ou não, numa situação clínica específica em que não possa expressar de forma autónoma e consciente a sua vontade, sendo possível nomear um Procurador de Cuidados de Saúde.
Para ativar o Testamento Vital deve preencher o formulário da Diretiva Antecipada de Vontade (DAV) que encontra na Área do Cidadão do site do Sistema Nacional de Saúde (SNS). Deve descarregar o modelo da DAV e preencher o formulário.
Para que o seu Testamento Vital fique registado, depois de preencher a DAV, deve entregá-la na sede do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) ou na Unidade Local de Saúde (ULS) da sua área de residência. Pode, também, entregar num dos balcões RENTEV (Registo Nacional do Testamento Vital) do país (aceda à lista aqui).
O médico assistente pode consultar o seu Testamento Vital, através do Portal do Profissional, garantindo que a sua vontade será cumprida.
Na sua Área do Cidadão poderá verificar os acessos feitos pelos médicos e verificar se o seu Testamento Vital está correto, ativo e dentro do prazo. Poderá alterar ou revogá-lo a qualquer momento.