Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O pdfDecreto-Lei 126-B/2017 de 6 Outubro cria um regime especial de acesso à pensão de velhice para carreiras contributivas muito longas, valorizando os trabalhadores que iniciaram a sua carreira contributiva muito novos, permitindo que os seus beneficiários possam reformar-se sem penalizações.

Numa primeira fase, os beneficiários do regime geral de segurança social e do regime de proteção social convergente com carreiras contributivas iguais ou superiores a 48 anos, ou que iniciaram a sua atividade profissional com 14 anos ou idade inferior, e que tenham pelo menos 46 anos de carreira contributiva aos 60 anos, têm acesso antecipado à pensão de velhice sem qualquer penalização.

Numa segunda fase, será alterado o regime geral de reformas antecipadas por flexibilização dos beneficiários com 60 anos e carreiras contributivas iguais ou superiores a 40 anos.

Assim, este regime especial de acesso antecipado à pensão de velhice para carreiras muito longas assegura que as pensões serão atribuídas sem penalizações a beneficiários do regime geral de segurança social e do regime de proteção social convergente que tenham:

  • carreiras contributivas iguais ou superiores a 48 anos OU
  • que iniciaram a sua atividade profissional com 14 anos ou menos e que tenham pelo menos 46 anos de carreira contributiva aos 60 anos.

Foram também incluídas alterações que afetam a forma de cálculo dos períodos contributivos, a formação da pensão, a eliminação do fator de sustentabilidade nas pensões de invalidez e a alteração da natureza das pensões de invalidez que transitam para pensão de velhice.

Mais informações:

velhice

4000 Caracteres remanescentes


Clique no botão "Criar Senha Segura" para lhe apresentarmos uma senha forte que pode usar nas suas contas para permanecerem seguras.

 

Comentários Recentes

Sofia
1 hora 17 minutos

Trabalho por turnos, feriados e fins de semana, trabalhei no domingo de Páscoa e de momento estão me a dizer que por ser nu ...

Alexandra
2 dias 4 horas

Boa Tarde, Iniciei contrato de 6 meses a 23 de Agosto de 2018. Esse mesmo contrato foi automaticamente renovado após os 6 m ...

Carla
2 dias 5 horas

Boa tarde, em 4 de setembro de 2018 tive um acidente de trabalho (inflamação do tendão da mão esquerda). estive pelo segu ...

Marta
2 dias 5 horas

recebi 5% de incapacidade da C.G.A. no dia 01.06.2019. Quanto tempo é que demoram a pagar a indeminização???

Jose
2 dias 11 horas

A minha esposa encontra-se doente com uma incapacidade de 80% gostaria de saber se é possível financiamento da Segurança S ...