Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Saiba quais as entidades que podem beneficiar da consignação de 0,5% do IRS em 2015, relativa a rendimentos de 2014.

Todos os anos, aquando a entrega da declaração de rendimentos tributáveis (IRS) às Finanças, os contribuintes podem, por opção livre, indicar uma entidade que poderá beneficiar da consignação de 0,5% do IRS que vai pagar ao Estado.

A consignação é uma doação/contributo que não tem custos para o contribuinte, uma vez que utiliza 0,5% do imposto que entraria nos cofres do Estado e não do que é devolvido ao contribuinte.

A AT - Autoridade Tributária e Aduaneira (Finanças) publicou a pdfLISTA das entidades elegíveis para a consignação de 0,5% do IRS pago à Autoridade Tributária.

Consignação do IRS de 2014

Para fazer a consignação dos 0,5% do IRS, o contribuinte deve identificar no quadro 9 do anexo H do modelo 3 o nome da instituição que quer beneficiar e o respetivo NIPC (número de identificação de pessoa coletiva).

As entidades beneficiárias podem ser Instituições Religiosas, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ou Pessoas Coletivas de Utilidade Pública.

Para além da consignação de 0,5% do IRS, o contribuinte pode também contribuir com a dedução de 15% do IVA suportado.

No entanto, a dedução de 15% do IVA implica os respetivos custos para o contribuinte, já que este abdica de 15% do reembolso do IVA sobre despesas de reparações de automóvel, cabeleireiros e despesas com restauração e hotelaria.

Neste caso, o contribuinte pode optar por receber a dedução de IVA no IRS ou entregá-la a uma instituição, fazendo a indicação no modelo 3, no espaço relativo ao IVA.

2000 Caracteres remanescentes


Destaques Agenda

Comentários Recentes

Kunena Avatar Anonymous
8 hours 49 minutes

Será todo de uma vez. Para fazer contas falta saber a idade mais próxima à data da alta

Kunena Avatar Anonymous
8 hours 52 minutes

primeiro, a idade que importa é a que tinha à data da alta bem como saber a sua data de nascimento (para saber se se aproxi ...

Kunena Avatar Sónia
9 hours

Conte, no mínimo, com 2 meses.

Kunena Avatar Sónia
9 hours 7 minutes

Raquel, terá que aguardar que o processo corra em tribunal para verificar se o perito médico atribui (ou não) a mesma inca ...

Kunena Avatar Raquel Monteiro
18 hours 43 minutes

Olá boa tarde eu tive um acidente de trabalho no dia 21 de maio de 2017, onde relei os tendões do pulso do braço esquerdo. ...