Skip to main content

Feiras e mercados: as compras por atacado e a sua carteira - Daniela d'Almeida Lourenço

A propósito da 83.ª Feira do Livro de Lisboa, organizada pela APEL e prestes a fechar portas, é útil pensar um pouco sobre o que este evento pode significar para nós e para a nossa família como premissa para a poupança.

No negócio livresco, como em todos os outros, o custo do produto vai muito além do da sua criação. Aliás, o da sua pós-produção e distribuição é, comummente, o mais dispendioso.

Para uma editora distribuir as obras, tem de ter a estrutura que lhe possibilite essa mesma distribuição (o meio de transporte), como todo o esquema logístico de armazenamento para escoamento, devolução, redistribuição... Este esquema é muitas vezes um serviço prestado por terceiros, principalmente no caso de editoras mais pequenas, que não têm a mesma robustez organizacional para possibilitar o processo.

Isto significa que, para além de alugarem o transporte, as editoras têm de alugar espaços onde possam guardar as obras por tempo indeterminado até as venderem.

Conquanto que a Feira é um projecto igualmente muito exigente para as editoras, é um momento fulcral não só para a promoção das mesmas mas para o escoamento dos produtos. Não só conseguem vender lotes parados, libertando espaço de armazenamento ou reduzindo custos do mesmo, como podem demonstrar contabilisticamente aos seus investidores que há dinheiro a mexer - não há pior do que uma empresa sem fluxo monetário.

Mesmo que a margem de lucro seja menor do que o ideal, ao reduzir o preço para pouco mais do que o custo real de uma obra permite à editora essa mesma movimentação de obras e de dinheiros. A partir daí, é tudo mais fácil - quanto mais volumes vendidos, mais divulgação, e assim as vendas são estimuladas a médio prazo.

Tanto na Feira do Livro como noutros tipos de negócio, estude bem estas ocasiões; há realmente oportunidades muito proveitosas para além dos saldos, as quais nos ajudam a poupar, e estes eventos ajudam a estimular a nossa economia. Contudo acautele-se porque, como é óbvio, as equipas de marketing já deram um passo além. Saiba distinguir uma verdadeira oportunidade de uma venda normal mascarada de venda de stock - acompanhada de palavras como liquidação, oportunidade, baixa de preço ou mesmo stock off.

A técnica mais sábia é comparar o preço dos items desejados de antemão - é por vezes surpreendente descobrir que o preço, nesse tipo de campanhas, é exactamente igual ao de tabela... Uma dica de última hora, para quem procura a Feira do Livro de Lisboa e preços especiais: os "livros do dia" de variadas editoras são anunciados no site dedicado ao evento, permitindo ao potencial comprador comparar preços de feira e de catálogo antecipadamente: www.feiradolivrodelisboa.pt.

Um texto de Daniela d'Almeida Lourenço

 

Para mais ideias sobre poupança leia "Mande a crise emigrar" de Daniela d’Almeida Lourenço, um e-book desenhado para uma leitura simples e concisa e para uma aplicação prática generalizada, ou seja, para que seja útil a um vasto público. O manual custa 5,99 Eur e pode comprá-lo na Leya Online em   http://www.leyaonline.com/catalogo/detalhes_produto.php?id=57187

  • Criado em .
  • Última atualização em .