Revalidação de inscrição no centro de saúde
Os utentes do Sistema Nacional de Saúde que não vão ao médico de família ou contactam o seu centro de saúde há mais de três anos estão a receber uma carta com esta informação, sendo que dispõem de 90 dias para revalidar a sua inscrição no centro de saúde.
Os utentes do Sistema Nacional de Saúde que não vão ao médico de família ou contactam o seu centro de saúde há mais de três anos estão a receber uma carta com esta informação, sendo que dispõem de 90 dias para revalidar a sua inscrição no centro de saúde.
Quem não o fizer neste prazo fica classificado como "utente inscrito no Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) sem contacto nos últimos três anos", ou seja, passa a ser um utente sem médico de família.
Esta medida (despacho nr. 13795/2012 publicado em Outubro), segundo o Governo, visa "libertar" as listas dos médicos de família de "falsos " ou "inexistentes" utentes (falecidos ou emigrantes, por exemplo) para que se possam receber novos utentes. Para os movimentos dos utentes dos Serviços de Saúde, a medida visa encobrir a falta "crónica" de médicos de Medicina Geral de Familiar em Portugal.
Se receber uma destas cartas, para expressar a intenção de manter ativa a sua inscrição no seu centro de saúde, o utente deve fazer uma das seguintes coisas:
- Ir pessoalmente à sua unidade de saúde.
- Contactar por telefone a sua unidade de saúde.
- Enviar uma carta registada e com aviso de receção para a sua unidade de saúde.
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