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Abono de família

Segurança Social Direta disponibiliza declaração para escalão de Abono de Família

O serviço Segurança Social Directa é um sistema online que possibilita aos Cidadãos e às Empresas comunicarem com a Segurança Social através da Internet, dando acesso a um conjunto de serviços incluindo o acesso à Declaração de escalão de Abono de Família para Crianças e Jovens.

Prova Escolar - Ano Letivo 2014/15 - Segurança Social

SEGURANÇA SOCIAL DIRETA - Serviços disponíveis online - Atualizado

Caso lhe seja exigida a apresentação da Declaração de escalão de Abono de Família, nomeadamente para efeitos de Ação Social Escolar, pode obtê-la, na Segurança Social Direta.

Para os cidadãos/beneficiários, a adesão ao Serviço Segurança Social Directa é feita no site, sendo o código de acesso enviado para a morada registada na Segurança Social. Se o cidadão/beneficiário da Segurança Social quiser aderir a a este serviço deve registar-se na Segurança Social Direta

como obter declaração de escalão de abono na segurança social diretaDepois de aceder e entrar na Segurança Social Direta, para obter a Declaração de escalão de Abono de Família deverá seguir estes passos:

  1. Aceder ao separador “Pedidos”;

  2. Em “Efetuar Pedidos” clicar em “Declaração de Situação – Prestações Familiares”;

  3. Selecionar o(s) processo(s) do qual é titular ou recebedor;

  4. Selecionar o teor da declaração que pretende ver emitida;

  5. Imprimir a declaração.

Esta declaração de escalão de Abono de Família não será enviada por carta.

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  • Última atualização em .
Anónimo
Boaventura disse :
boa tarde, solicito 2 declarações de escalão para as minhas filhas para o processo escolar.

Pedro Ferreira
Boa tarde! Para obter as declarações de escalão para o processo escolar das suas filhas, pode seguir os seguintes passos:

1. Aceda ao serviço Segurança Social Direta https://app.seg-social.pt/ptss .
2. Se já tem a palavra-passe, preencha os dados de acesso com o NISS (Número de Identificação da Segurança Social) e a palavra-chave.
3. Se tem Cartão de Cidadão, ligue o leitor de cartões, verifique se o software está bem instalado, insira o Cartão no leitor e clique no botão para entrar. Introduza o PIN de autenticação.
4. Para obter a Declaração de escalão, aceda ao separador “Pedidos”:
• Em “Efetuar Pedidos”, clique em “Declaração de Situação – Prestações Familiares”.
• Selecione o(s) processo(s) do qual é titular ou recebedor.
• Selecione o teor da declaração que pretende ver emitida.

SOARES
abono de familia
A minha filha esta sem receber o abono de família a dois anos ela tem 19 anos esta a fazer 12º do curso profissional o que posso fazer para ela receber outra vez o abono?.
Pedro Ferreira
Para retomar o abono de família para a sua filha de 19 anos que está a frequentar o 12º ano de um curso profissional, é importante verificar se cumpre as condições necessárias e, em seguida, proceder com o pedido de reavaliação do abono. Aqui estão os passos que pode seguir:

1. Verifique as Condições de Atribuição: Assegure-se de que a sua filha e o agregado familiar cumprem as condições de recursos e que ela está matriculada num estabelecimento de ensino https://www.seg-social.pt/pt/abono-de-familia-para-criancas-e-jovens .
2. Prova Escolar: É necessário fazer a prova escolar anualmente para comprovar que a sua filha está matriculada e a frequentar o ensino.
3. Reavaliação do Escalão de Rendimentos: Se houve alterações nos rendimentos do seu agregado familiar, pode ser necessário pedir uma reavaliação do escalão de rendimentos.
4. Pedido de Reavaliação: Pode pedir a reavaliação do abono de família através da
Segurança Social Direta. No menu "Família / Abono de família e de pré-natal / Pedir e Consultar", selecione a opção "Pedir reavaliação do abono de família" e siga as instruções.
5. Documentação Necessária: Prepare todos os documentos necessários, como o comprovativo de matrícula e frequência escolar da sua filha, bem como os comprovativos de rendimentos do agregado familiar.
6. Submissão do Pedido: Submeta o pedido juntamente com a documentação necessária através da plataforma online ou presencialmente nos serviços de atendimento da Segurança Social.

Se precisar de assistência durante o processo ou tiver dúvidas específicas, pode contactar diretamente os serviços da Segurança Social, que poderão fornecer informações detalhadas e personalizadas para o seu caso.

Espero que estas informações ajudem a retomar o abono de família para a sua filha.

boaventura
declaraçao de escalao
solicito declarações de escalão para 2 filhas, para processo escolar.
Pedro Ferreira
Boa tarde! Para obter as declarações de escalão para o processo escolar das suas filhas, pode seguir os seguintes passos:

1. Aceda ao serviço Segurança Social Direta https://app.seg-social.pt/ptss .
2. Se já tem a palavra-passe, preencha os dados de acesso com o NISS (Número de Identificação da Segurança Social) e a palavra-chave.
3. Se tem Cartão de Cidadão, ligue o leitor de cartões, verifique se o software está bem instalado, insira o Cartão no leitor e clique no botão para entrar. Introduza o PIN de autenticação.
4. Para obter a Declaração de escalão, aceda ao separador “Pedidos”:
• Em “Efetuar Pedidos”, clique em “Declaração de Situação – Prestações Familiares”.
• Selecione o(s) processo(s) do qual é titular ou recebedor.
• Selecione o teor da declaração que pretende ver emitida.

Boaventura
Solicito da declaraçao de escalao
boa tarde, solicito 2 declarações de escalão para as minhas filhas para o processo escolar.
Pedro Ferreira
Boa tarde! Para obter as declarações de escalão para o processo escolar das suas filhas, pode seguir os seguintes passos:

1. Aceda ao serviço Segurança Social Direta https://app.seg-social.pt/ptss .
2. Se já tem a palavra-passe, preencha os dados de acesso com o NISS (Número de Identificação da Segurança Social) e a palavra-chave.
3. Se tem Cartão de Cidadão, ligue o leitor de cartões, verifique se o software está bem instalado, insira o Cartão no leitor e clique no botão para entrar. Introduza o PIN de autenticação.
4. Para obter a Declaração de escalão, aceda ao separador “Pedidos”:
• Em “Efetuar Pedidos”, clique em “Declaração de Situação – Prestações Familiares”.
• Selecione o(s) processo(s) do qual é titular ou recebedor.
• Selecione o teor da declaração que pretende ver emitida.

Joaquim
Abono de Familia
Bom dia,
Sou cidadão Português com o numero de CC ********* e numero de SS ***********,
tenho um filho que nasceu em Angola mas que já tem nacionalidade Portuguesa, que saber se tem direito a abono de Família, numero de CC ********* SS ***********, Rafael ******, Cumprimentos Joaquim ******

Pedro Ferreira
Caro Joaquim,

Para determinar se o seu filho tem direito ao abono de família, é importante considerar alguns critérios estabelecidos pela Segurança Social. De acordo com a legislação portuguesa, têm direito ao abono de família as crianças e jovens que residam em Portugal ou que sejam equiparados a residentes https://seg-social.pt/abono-de-familia-para-criancas-e-jovens . Isto inclui:
• Cidadãos nacionais que residam habitualmente em Portugal.
• Cidadãos estrangeiros, refugiados e apátridas com título válido de autorização de residência.
• Menores estrangeiros, não nascidos em território português, mas que nele se encontrem, beneficiam de estatuto de residente idêntico ao concedido àquelas pessoas que sobre eles exerçam efetivamente as responsabilidad es parentais.

Além disso, os rendimentos do agregado familiar devem estar dentro dos limites estabelecidos para a condição de recursos.

Se o seu filho já possui nacionalidade portuguesa e reside em Portugal, ele pode ter direito ao abono de família. Para proceder com o pedido, deverá:

1. Aceder à plataforma Segurança Social Direta.
2. Realizar a Prova de Rendimentos e a composição do agregado familiar.
3. Submeter o pedido de abono de família, juntamente com a documentação necessária, como a certidão de nascimento ou carteira de identidade que comprove a relação de parentesco.

Recomendo que contacte diretamente os serviços da Segurança Social para obter informações detalhadas e personalizadas para o seu caso, uma vez que cada situação é única e pode requerer orientação específica.

Espero ter ajudado com estas informações e desejo-lhe boa sorte no processo.