De forma a assegurar o pagamento das prestações do Abono de Família para Crianças e Jovens e da Bolsa de Estudo desde o início do ano letivo, decorre até 31 de julho o prazo para a realização da Prova Escolar.
Segurança Social Direta disponibiliza declaração para escalão de Abono de Família
Até 31 de julho, na Segurança Social Direta
À semelhança dos anos anteriores, a Prova Escolar deve ser efetuada até 31 de julho, através da Segurança Social Direta, para que o pagamento das prestações seja assegurado ao início do ano letivo a quem tem direito a beneficiar das mesmas.
A realização da Prova Escolar garante a continuidade do pagamento de:
-
Abono de Família aos jovens com mais de 16 anos (24 em caso de deficiência), ou que completem essa idade no decorrer do ano escolar, e que estejam matriculados no ensino básico, secundário, superior ou equivalente (curso de formação profissional que dê equivalência);
-
Bolsa de Estudo aos jovens com idade inferior a 18 anos no início do ano letivo 2014/2015 que estejam matriculados no 10º, 11º ou 12º ano de escolaridade e recebam Abono de Família pelo 1º ou 2º escalão.
Os alunos que efetuem as matrículas após 31 de julho, por exemplo os do ensino superior, podem fazer a prova escolar até 31 de dezembro.
No caso da Prova Escolar não ser efetuada durante o mês de julho, os pagamentos do Abono de Família para Crianças e Jovens e da Bolsa de Estudo serão suspensos a partir do mês de setembro, sendo pagos retroativamente se a Prova Escolar for entretanto feita até 31 de dezembro.
Salienta-se que a realização da Prova Escolar, através da Segurança Social Direta, é obrigatória para todos os jovens que recebem Abono de Família pela Segurança Social, devendo ser indicado o NISS no ato da matrícula.
Para mais informações consultar a página da Prova Escolar.
Para aceder ao serviço Segurança Social Directa, onde é feita a prova escolar, é necessário preencher o formulário de adesão ou autenticar-se através do Cartão de Cidadão.
Consulte:
Segurança Social Direta disponibiliza declaração para escalão de Abono de Família
bolsa de mérito
boa noite, a minha filha reúne todas as condições para receber a bolsa de mérito, candidatou-se e foi aceite mas até agora ainda não recebeu nada. A escola informou me que o ministério da educação ainda não disponibilizou as verbas. Não consigo encontrar nenhuma informação acerca do assunto. será que me podem esclarecer? obrigada pele atenção.Uma notícia do Observador, de 7/1/2015, dá nota de que o Ministério da Educação já transferiu as verbas para as universidades pagarem as bolsas de mérito mas que ainda há alunos à espera. Notícia em http://observador.pt/2015/01/07/crato-ja-transferiu-verbas-para-universidades-pagarem-bolsas-de-merito-818-alunos/
bolsas de mérito
Cara Beatriz Madeira, também já tinha lido essa notícia mas os pagamentos são para as universidades e a minha filha está no secundário e a escola diz não ter ainda recebido nada. Mas também é preocupante saber que os alunos da universidade que vão receber as bolsas são referentes ao ano lectivo de 2011/2012, alguns até já devem ter terminado os cursos. como é possível?! O dinheiro da bolsa deveria ser para ajudar a pagar os estudos durante o ano lectivo. Só este ano tive conhecimento das bolsas, e a minha filha reuniu sempre as condições necessárias para concorrer, mas infelizmente nem sempre estamos ou somos informados, é pena. Teremos que aguardar e ter esperança que ainda venha este ano. Obrigada pela atenção.abono
bom dia gostava de me informar do seguinte o pai do meu filho ta trabalhar em frança e ta a faser os descontos por la ele qer saber se pode pedir o abono por ele la? e o qe e preciso saber para o faser?? obrigado
À partida, quem recebe o abono de família é o progenitor que tem a criança a seu cargo. Se a criança está consigo, então é cá que deve requerer/receber o abono de família.
Poderá confirmar esta informação junto da Seg. Social, por uma das seguintes vias:
- VIA segurança social pelo número 808 266 266 ( 351 210 495 280 do estrangeiro) que funciona nos dias úteis das 09h00 às 17h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário (NISS).
- CENTRO REGIONAL DA Segurança Social cujos contactos pode encontrar a partir da pesquisa na página http://www4.seg-social.pt/servicos-de-atendimento do site da Seg. Social, onde tem a possibilidade de selecionar a localidade ou inserir o código postal.
- Balcão de atendimento numa LOJA DO CIDADÃO (nem todas as Lojas do Cidadão têm atendimento da Seg. Social) cuja localização poderá consultar a partir da página http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/lojacidadao
Bolsa de mérito
Gostaria se pudessem me esclarecessem do seguinte.O estado ainda atribui a bolsa de mérito aos estudantes com uma uma boa média e escalão escolar de nível A.
Pergunto pk o ano passado candidatei me porque reunia as condições exigidas e até agora não recebi nada e este ano reuno as mesmas condições e nem sei se devo candidatar-me pois não sei se o estado paga ou não.
Obrigado
Resposta bolsa de méiro paulo jorge gonçalves barbosa
Bom dia relativamente à sua questão, sou a informar que o estado continua a pagar bolsas de mérito a alunos subsidiados, integrados no escalão 1 e 2, nomaedamente escalão A e B. No 3º ciclo do ensino básico o aluno terá que ter uma média final de nivel 4 (igual ou superior), no ensino superior uma média final de 14 valores ( igual ou superior).Cumpts,
Cidália
Bolsa de Mérito
Caro Paulo,Deve candidatar-se sempre. É a minha opinião. A atribuição da bolsa de mérito passa pela soma das avaliações quantitativas (à exceção de moral) a dividir pelo número de disciplinas, se a sua soma for =>4 valores no 9º ou 14val no Secundário), está em condições também agregado ao facto de no ano seguinte vier a ser posicionado com subsídio escolar (escalãoA ou B).
Habitualmente essa verba é enviada ainda dentro do próprio ano letivo em três prestações (40% no primeiro período e 30% em cada um dos restantes períodos) e o seu cálculo passa pela atribuição de duas vezes e meia o IAs (Indexante de apoios sociais) que ainda é 419,22€. Deve pois, saber se ficou englobado do respetivo apoio junto dos serviços de administração escolar. E estar atento. Espero ter ajudado. AT do Norte
Inscrever-se
Os meus comentários