Skip to main content
Biblioteca

Artigo 195.º - Código do Trabalho - Transferência a pedido do trabalhador

LIVRO I - Parte geral / TÍTULO II Contrato de trabalho

CAPÍTULO II - Prestação do trabalho

SECÇÃO I Local de trabalho

Artigo 195.º - Transferência a pedido do trabalhador

Índice: Código do Trabalho (Online) em vigor desde 2009

  1. O trabalhador vítima de violência doméstica tem direito a ser transferido, temporária ou definitivamente, a seu pedido, para outro estabelecimento da empresa, verificadas as seguintes condições:
    1. Apresentação de queixa-crime;
    2. Saída da casa de morada de família no momento em que se efective a transferência.
  2. Em situação prevista no número anterior, o empregador apenas pode adiar a transferência com fundamento em exigências imperiosas ligadas ao funcionamento da empresa ou serviço, ou até que exista posto de trabalho compatível disponível.
  3. No caso previsto do número anterior, o trabalhador tem direito a suspender o contrato de imediato até que ocorra a transferência.
  4. É garantida a confidencialidade da situação que motiva as alterações contratuais do número anterior, se solicitado pelo interessado.
  5. Constitui contra-ordenação grave a violação do disposto no n.º 2.

Código do Trabalho

  • Criado em .
  • Última atualização em .
maria
transferência de unidade hospitalar
bom dia :
sou assistente técnica na unidade do hospital de vila real, gostaria que me informassem se existe a possibilidade de pedir transferência do hospital de trás os montes e alto douro vila real, para o hospital vale de sousa padre américo em Penafiel.
quais os procedimentos necessários?
obrigada.

Francisca
mobilidade
Gostaria de saber se existe a possibilidade de eu me propor a mobilidade para um Tribunal, sendo eu funcionaria de uma autarquia, e ja agora , como posso faze-lo
carlina
transferencia para a cidade
sou enfermeira e pretendo me mudar para a cidade visto que meu companheiro se mudou onde nos estavamos a começar a construir a nossa familia. como é que eu faço uma carta para pedir transferencia?
Cláudia
pedido do trabalhador
O pedido por parte do trabalhador só pode ser feito por questões de falta de transporte ou inflação de rendas, por exemplo, ou apenas se houver situação de violência doméstica?
Hervely
Escala de dezembro
Boa tarde! Sou funcionários de uma autarquia e trabalho numa escala de 12×36 o meu plantão cai natal e réveillon... Gostaria de saber se existe alguma lei que quem trabalha no natal não trabalha no réveillon e vice versa? Desde já agradeço. Obrigada.:cool:
Maria Branco
duvida
Quanto tempo mais ou menos um processo de pedido de transferencia de um funcionario autarquico demora a ser transferido, para outra autarquia, em média demora quanto tempo?
Filipa
Transferência de local de trabalho
Preciso de uma carta modelo que peça a minha transferência do meu local de trabalho de uma cidade para a outra, sem perder os meus direitos.
obrigada

Filipa
Transferência de cidade de local de trabalho
Preciso de uma carta modelo para fazer o pedido de transferência na minha empresa de uma cidade para a outra, sem perder os meus direitos
Vasco Alexandre Durão
Processo de Mobilidade Interna.
Boa tarde.

Desde já, agradeço a disponibilidade deste espaço e o esclarecimento inicial de algumas questões.

No entanto, passo a colocar a minha questão concreta, procurando solucionar com a maior brevidade a situação em que me encontro.

Sou funcionário autárquico do quadro de uma Autarquia (Seixal) desde 2001, e pretendo requerer/solicitar a minha mobilidade interna para outra Autarquia (Palmela), devido ao facto de esta se localizar no centro da Vila onde resido, onde o meu filho de quatro anos iniciou agora o acompanhamento pré-escolar, a minha mulher e a minha filha de dois anos, respectivamente , trabalham e frequentam a mais próxima freguesia da respectiva Autarquia, além de eu não possuir qualquer licença de condução, "acompanhando" os reduzidos transportes públicos disponíveis.

Qual o procedimento a tomar da minha parte, e será viável a aprovação da referida mobilidade interna?

Com os melhores cumprimentos,

Vasco Alexandre Durão

monica gonçalves
transferencia para outra entidade
quero fazer transferência para outra entidade onde possa fazer as minhas funções para tal sou assistente operacional, por motivos de mau ambiente de trabalho, que já leva ao estremo durante uns 21 anos eu não consigo mais trabalhar assim com a o pessoa em questão, agradecia que me pudesse ajudar que rumo devo fazer?