Alterações Climáticas: O plano de Obama

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Agência Europeia do Ambiente: "As alterações climáticas são já uma realidade: as temperaturas estão a aumentar, os padrões da precipitação estão a mudar, os glaciares e a neve estão a derreter e o nível médio das águas do mar está a subir. É de esperar que estas alterações prossigam e que se tornem mais frequentes e intensos os fenómenos climáticos extremos que acarretam perigos como inundações e secas. Na Europa, os impactos e as vulnerabilidades no que respeita à natureza, à economia e à nossa saúde diferem entre regiões, territórios e setores económicos."

O presidente dos Estados Unidos decidiu contornar o ceticismo reinante no Congresso e, cumprindo uma “obrigação moral”, anunciou hoje as primeiras normas governamentais para reduzir as emissões de carbono.

O presidente Barack Obama estabeleceu um conjunto abrangente de propostas destinadas a enfrentar as causas basilares das alterações climáticas, destacando uma nova directiva de limitação das emissões de carbono para novas e atuais centrais e o anúncio da exigência de elevados padrões ambientais para que a proposta do oleoduto Keystone XL seja aceite.

Al Gore em reação ao plano apresentado: "Aplaudo as novas medidas anunciadas pelo presidente Barack Obama para ajudar a resolver a crise climática, em particular, a decisão de limitar a poluição das novas centrais elétricas assim como das existentes e que causam um aquecimento global."

O plano tem três pilares: reduzir as emissões de carbono nos Estados Unidos, liderar os esforços internacionais para reduzir as emissões de carbono globais, e preparar os EUA para os impactos financeiros da mudança climática. O presidente Obama vai ver o combate às alterações climáticas como uma obrigação moral de fazer o melhor para "o mundo que deixamos aos nossos filhos."

O objetivo final de redução das emissões de Carbono deverá ser alcançado através da implementação das medidas:

  • Reduzir as emissões das centrais elétricas;

  • Acelerar a liderança nas energias renováveis;

  • Construir um setor dos transportes do "Século XXI";

  • Cortar o desperdício de energia nas habitações, escritórios e fábricas;

  • Reduzir outras emissões de gazes com efeito de estufa;

Em paralelo, os Estados Unidos irão preparar-se para o impacto da alterações climáticas com as seguintes medidas:

  • Apoiar projetos de investimento resistentes ao clima;

  • Reconstruir e aprender a partir da super-tempestada Sandy;

  • Iniciar um esforço para construir hospitais resistentes ao clima;

  • Manter a produtividade agrícola;

  • Fornecer ferramentas para resistir ao clima.

O presidente pretende também colaborar com outros países e, em particular, com as grandes economias e liderar as negociações internacionais para enfrentar as alterações climáticas.

As medidas apresentadas por Obama estão resumidas numa página da Casa Branca: President Obama's Plan to Fight Climate Change (em inglês).

"A forma como lidamos com as alterações climáticas definirá o que somos, a nossa época e o nosso legado mundial." Ban Ki-moon, Secretário-Geral das Nações Unidas, 2007

Consulte

President Obama's Plan to Fight Climate Change (Site da Casa Branca dos Estados Unidos)

pdfPresident Obama's Plan to Fight Climate Change (Documento Completo em Inglês - Cópia Local)

jpgPresident Obama's Plan to Fight Climate Change (Resumo em Inglês - Cópia Local)

pdfUNFCCC Executive Secretary reaction to the Climate Action Plan of US President Barack Obama

Al Gore: Statement on President Obama's Remarks on the Climate Crisis

Agência Europeia do Ambiente - Alterações climáticas

4000 Caracteres remanescentes


Username e Password

Criar uma Senha Segura

Clique no botão "Criar Senha Segura" para lhe apresentarmos uma senha forte que pode usar nas suas contas para permanecerem seguras.

Comentários Recentes

Sofia
10 dias 5 horas

Olá Cátia Vanessa, como está? Vi que o seu comentário tem cerca de 3 anos, mas não pude ficar indiferente a esta situaç ...

maria
11 dias 9 horas

obrigada sabiasque

Ana
14 dias 17 horas

declaração de prova escolar