Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O CEAI - Centro de Estudos da Avifauna Ibérica, sediado em Évora, lançou a campanha "Zero Poison For Life" para angariação de fundos destinados a travar o uso ilegal de venenos que anualmente matam centenas de animais na natureza.

Para travar este flagelo na natureza, o CEAI - Centro de Estudos da Avifauna Ibérica pretende implementar o projecto internacional LIFE+ “Inovação Contra Envenenamentos” na região de Moura-Mourão-Barrancos.

Segundo o CEAI, vários inquéritos realizados na região indicam que as mortes de animais por envenenamento são elevadas, o que contradiz os dados oficiais. Assim, o projecto LIFE+ “Inovação Contra Envenenamentos” pretende trabalhar com as populações locais e municípios, em conjunto com os criadores de gado e gestores de áreas cinegéticas, com o objectivo de erradicar o uso ilegal de venenos.

“O uso ilegal de venenos para controlar populações de predadores permanece uma prática corrente e silenciosa que afecta todos os anos centenas de animais domésticos e selvagens, muitos destes últimos com elevado estatuto de conservação”, refere o CEAI na sua página de campanha.

O cão, a raposa, o abutre preto, a águia imperial ibérica, o milhafre real ou o lince ibérico, são alguns dos animais mais sensíveis ao uso de venenos. Depois de entrar na cadeia alimentar, o princípio tóxico pode manter-se activo por muito tempo, afectando outros que entrem em contacto com o animal envenenado.

O projecto que o CEAI pretende implementar é financiado a 50% pelo Programa LIFE da Comissão Europeia e a campanha de angariação de fundos lançada pela organização pretende recolher os 50% restantes.

Os fundos recolhidos vão ser utilizados para realizar 14 prospecções com a Equipa Canina Europeia, investir na educação de 750 crianças e jovens e disponibilizar formação técnica especializada a agentes de ambiente.

Este projecto decorre em oito áreas piloto da região mediterrânica e o CEAI é a entidade responsável pela implementação da mesma na área piloto de Portugal. As acções do projecto estão ainda articuladas com a estratégia nacional definida pelo Programa Antídoto Portugal.

CEAI - Centro de Estudos da Avifauna IbéricaO CEAI é uma organização não-governamental ambiental, sem fins lucrativos, fundada há mais de 20 anos a partir do entusiasmo e paixão pela natureza de um grupo de jovens.

Este centro é responsável pela implementação de diversos projectos de conservação da natureza, que são caracterizados pelo envolvimento das comunidades locais e na compatibilização das actividades humanas com a preservação do património natural.

Fonte: http://greensavers.sapo.pt/

4000 Caracteres remanescentes


Clique no botão "Criar Senha Segura" para lhe apresentarmos uma senha forte que pode usar nas suas contas para permanecerem seguras.

Comentários Recentes

Manurl Conceição Costa
18 horas 53 minutos

Patrão fechou portas por motivo do coronavírus e mandou- me para casa com licença sem vencimento está lei ou não.

Manuel Conceição Costa
19 horas 3 minutos

Patrão fechou portas por motivo coronavírus e mandou-me para casa com licença sem vencimento ele pode fazer isso.

Manuel Conceição Costa
19 horas 14 minutos

Patrão fechou portas e mandou-me para casa com licença sem vencimento pode fazer isso por por causa do coronavírus.

Anónimo
1 dia 1 hora

Bom dia, Devido ao falecimento do meu pai, estive três dias sem apresentação ao trabalho mas a comunicação foi feita no ...

Anónimo
1 dia 1 hora

Há faltas que, muito embora justificadas, não são remuneradas. As motivadas por falecimento de familiar estão nesta categ ...