O CEAI - Centro de Estudos da Avifauna Ibérica, sediado em Évora, lançou a campanha "Zero Poison For Life" para angariação de fundos destinados a travar o uso ilegal de venenos que anualmente matam centenas de animais na natureza.
Para travar este flagelo na natureza, o CEAI - Centro de Estudos da Avifauna Ibérica pretende implementar o projecto internacional LIFE+ “Inovação Contra Envenenamentos” na região de Moura-Mourão-Barrancos.
Segundo o CEAI, vários inquéritos realizados na região indicam que as mortes de animais por envenenamento são elevadas, o que contradiz os dados oficiais. Assim, o projecto LIFE+ “Inovação Contra Envenenamentos” pretende trabalhar com as populações locais e municípios, em conjunto com os criadores de gado e gestores de áreas cinegéticas, com o objectivo de erradicar o uso ilegal de venenos.
“O uso ilegal de venenos para controlar populações de predadores permanece uma prática corrente e silenciosa que afecta todos os anos centenas de animais domésticos e selvagens, muitos destes últimos com elevado estatuto de conservação”, refere o CEAI na sua página de campanha.
O cão, a raposa, o abutre preto, a águia imperial ibérica, o milhafre real ou o lince ibérico, são alguns dos animais mais sensíveis ao uso de venenos. Depois de entrar na cadeia alimentar, o princípio tóxico pode manter-se activo por muito tempo, afectando outros que entrem em contacto com o animal envenenado.
O projecto que o CEAI pretende implementar é financiado a 50% pelo Programa LIFE da Comissão Europeia e a campanha de angariação de fundos lançada pela organização pretende recolher os 50% restantes.
Os fundos recolhidos vão ser utilizados para realizar 14 prospecções com a Equipa Canina Europeia, investir na educação de 750 crianças e jovens e disponibilizar formação técnica especializada a agentes de ambiente.
Este projecto decorre em oito áreas piloto da região mediterrânica e o CEAI é a entidade responsável pela implementação da mesma na área piloto de Portugal. As acções do projecto estão ainda articuladas com a estratégia nacional definida pelo Programa Antídoto Portugal.
O CEAI é uma organização não-governamental ambiental, sem fins lucrativos, fundada há mais de 20 anos a partir do entusiasmo e paixão pela natureza de um grupo de jovens.
Este centro é responsável pela implementação de diversos projectos de conservação da natureza, que são caracterizados pelo envolvimento das comunidades locais e na compatibilização das actividades humanas com a preservação do património natural.
Fonte: https://greensavers.sapo.pt/