Balanço da entrega das Declarações de IRS

A entrega através da Internet da declaração de IRS, referente ao Modelo 3, registou um crescimento, tendo sido recepcionadas, por esta via, 2,497 milhões de declarações, o que correspondeu um acréscimo de 11,6% face ao ano anterior.

Terminou no passado dia 18 de Abril o prazo para a entrega online das declarações dos contribuintes que, em 2009, apenas auferiram rendimentos do trabalho dependente e/ou pensões.

Foram recepcionadas 797 mil declarações, desta mesma fase, em suporte de papel, entregues entre 1 de Fevereiro a 15 de Março, o que se traduziu num decréscimo de 18% face ao ano anterior.

O comunicado divulgado pelo Ministério das Finanças e da Administração Pública (MFAP) indica que existe uma adesão crescente dos contribuintes à Internet, que se assume “como a via que merece a clara preferência dos contribuintes para a entrega das suas declarações de rendimentos”.

A elevada adesão ao serviço electrónico é, em grande parte, segundo o MFAP, motivada pela medida que assegurou que os reembolsos fossem transferidos para a conta bancária do contribuinte no prazo máximo de 20 dias após a submissão da declaração de rendimentos.

O comunicado informa ainda que foram já liquidados 1,341 milhões de declarações da 1.ª fase, que deram lugar ao reembolso de um montante global de 978 milhões de euros, o que corresponde a um valor unitário médio de 729 euros. O prazo médio de reembolso foi de 14 dias “superando-se assim a meta de 20 dias estabelecida”.

Data: 22-04-2010

Fonte: Portal do Cidadão com MFAP