A iniciativa SKILLS JOVEM da LYD - Leading for Greatness pretende preparar e capacitar as gerações futuras para os desafios do mercado de trabalho.
A LYD - Leading for Greatness é responsável pela promoção de uma iniciativa inovadora - a SKILLS JOVEM - que visa formar e desenvolver soft skills nos jovens à procura do primeiro emprego.
Segundo informação na própria plataforma, a iniciativa SKILLS JOVEM é um "movimento da sociedade civil para ajudar os jovens na transição para o primeiro emprego", dirigida a jovens universitários, em formação vocacional ou abrangidos pela Garantia Jovem (dos 18 aos 30 anos) e potenciadora do encontro "entre empregadores e recém-licenciados.".
A SKILLS JOVEM é uma plataforma digital que visa abranger cerca de 620.000 jovens e que permite:
- acesso a formação independentemente da localização geográfica
- acesso a formação independentemente da capacidade económica (preço de inscrição e utilização de 1,00 Eur)
- aprendizagem com base nas melhores práticas internacionais de metodologias formativas online
- acesso a oportunidades de primeiro emprego
- acesso a conteúdos e ferramentas facilitadoras da pesquisa do primeiro emprego
Numa primeira fase, a plataforma SKILLS JOVEM dará formação em seis soft skills:
- comunicação
- resolução de problemas e tomada de decisão
- gerir-se a si próprio
- trabalho em equipa
- profissionalismo
- liderança
Soft skills é um termo associado ao EQ – Quociente de Inteligência Emocional, o conjunto de traços de personalidade e hábitos pessoais, dons sociais, de comunicação e de linguagem, habilidades interpessoais e de gestão de pessoas, capacidades de liderança, entre outras, que caracterizam a pessoa e as suas relações com os outros. As soft skills são aquelas não diretamente relacionadas com os conhecimentos técnicos adquiridos para exercer uma profissão - hard skills, mais facilmente quantificáveis e mensuráveis.
in Wikipedia - Soft Skills consultada a 14 Setembro 2015 (tradução livre)
O estudo “Education to Employment: Getting Europe’s Youth into Work” da McKinsey Center for Government, realizado a 600 empregadores europeus, revela que existe um desajuste entre as competências desejadas pelos empregadores e as possuídas pelos recém-licenciados, principalmente no que respeita a soft skills.
Também a pesquisa “Transforma Talento Portugal” da COTEC e Fundação Calouste Gulbenkian, identificou a aposta nas soft skills como uma das 13 medidas prioritárias para a transformação e desenvolvimento de talento.
Este projecto conta com o apoio do IEFP e do GRACE e com o patrocínio do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.
Como inscrever? As inscrições estarão abertas durante o primeiro semestre de 2016 quando a plataforma for lançada. Para além da divulgação nas redes sociais, televisão, rádio e imprensa, haverá um road show itinerante pelas instituições de ensino superior.
Como apoiar? A iniciativa é financiada pela sociedade civil, sobretudo por empresas empregadoras; para apoiar esta iniciativa por favor contacte por email