Skip to main content
SKILLS JOVEM

Iniciativa SKILLS JOVEM - Preparar os jovens para o mercado de trabalho

A iniciativa SKILLS JOVEM da LYD - Leading for Greatness pretende preparar e capacitar as gerações futuras para os desafios do mercado de trabalho.

logo skillsjovemA LYD - Leading for Greatness é responsável pela promoção de uma iniciativa inovadora - a SKILLS JOVEM - que visa formar e desenvolver soft skills nos jovens à procura do primeiro emprego.

Segundo informação na própria plataforma, a iniciativa SKILLS JOVEM é um "movimento da sociedade civil para ajudar os jovens na transição para o primeiro emprego", dirigida a jovens universitários, em formação vocacional ou abrangidos pela Garantia Jovem (dos 18 aos 30 anos) e potenciadora do encontro "entre empregadores e recém-licenciados.".

A SKILLS JOVEM é uma plataforma digital que visa abranger cerca de 620.000 jovens e que permite:

  • acesso a formação independentemente da localização geográfica
  • acesso a formação independentemente da capacidade económica (preço de inscrição e utilização de 1,00 Eur)
  • aprendizagem com base nas melhores práticas internacionais de metodologias formativas online
  • acesso a oportunidades de primeiro emprego
  • acesso a conteúdos e ferramentas facilitadoras da pesquisa do primeiro emprego

Numa primeira fase, a plataforma SKILLS JOVEM dará formação em seis soft skills:

  1. comunicação
  2. resolução de problemas e tomada de decisão
  3. gerir-se a si próprio
  4. trabalho em equipa
  5. profissionalismo
  6. liderança

Soft skills é um termo associado ao EQ – Quociente de Inteligência Emocional, o conjunto de traços de personalidade e hábitos pessoais, dons sociais, de comunicação e de linguagem, habilidades interpessoais e de gestão de pessoas, capacidades de liderança, entre outras, que caracterizam a pessoa e as suas relações com os outros. As soft skills são aquelas não diretamente relacionadas com os conhecimentos técnicos adquiridos para exercer uma profissão - hard skills, mais facilmente quantificáveis e mensuráveis.

in Wikipedia - Soft Skills consultada a 14 Setembro 2015 (tradução livre)

O estudo “Education to Employment: Getting Europe’s Youth into Work” da McKinsey Center for Government, realizado a 600 empregadores europeus, revela que existe um desajuste entre as competências desejadas pelos empregadores e as possuídas pelos recém-licenciados, principalmente no que respeita a soft skills.

Também a pesquisa “Transforma Talento Portugal” da COTEC e Fundação Calouste Gulbenkian, identificou a aposta nas soft skills como uma das 13 medidas prioritárias para a transformação e desenvolvimento de talento.

Este projecto conta com o apoio do IEFP e do GRACE e com o patrocínio do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.

Como inscrever? As inscrições estarão abertas durante o primeiro semestre de 2016 quando a plataforma for lançada. Para além da divulgação nas redes sociais, televisão, rádio e imprensa, haverá um road show itinerante pelas instituições de ensino superior.

Como apoiar? A iniciativa é financiada pela sociedade civil, sobretudo por empresas empregadoras; para apoiar esta iniciativa por favor contacte por email

  • Criado em .
  • Última atualização em .