Como explicou o Ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, esta medida «faz uma dispensa de 100% da Taxa Social Única [TSU] para todas as empresas e as instituições sociais que contratem desempregados com mais de 45 anos de idade. Neste sentido, medidas como estas serão um estímulo para podermos minorar este drama do desemprego». Estas declarações foram feitas em Seia, numa visita à Fundação Aurora Borges.
Sublinhando a importância das IPSS, que - no interior do País - são «muitas vezes, os maiores empregadores da região, à frente do próprio Estado», o Ministro referiu ainda que a economia social «emprega hoje cerca de 250 mil pessoas e tem capacidade de crescer, mesmo num tempo de dificuldades».
«O Governo está a construir, a nível nacional, uma malha de solidariedade que serve para prevenir a exclusão social, pois em momentos difíceis como os atuais, a proteção social existe e chega sempre a quem dela mais precisa», afirmou Pedro Mota Soares, acrescentando também que «as instituições sociais, os dirigentes e os trabalhadores permitem que Portugal atravesse as dificuldades com outro alento e com outra força».
E concluiu: «Queremos construir um novo paradigma de resposta social».
Fonte: Portal do Governo