A Autoridade Tributária e Aduaneira portuguesa (Finanças) tem vários tipos de serviços de atendimento, por vários canais diferentes. Aqui fica uma lista destes serviços com um resumo do que é possível fazer em cada serviço e como aceder.
LINHA DE ATENDIMENTO TELEFÓNICO |
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CENTRO DE ATENDIMENTO TELEFÓNICO (CAT) Número: 217 206 707 Custo: rede fixa, em função do plano tarifário do utente Estrangeiro: 00 351 217 206 707 Horário: dias úteis, das 09h00 - 19h00 Guia explicativo aqui. |
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COMUNICAÇÃO TELEFÓNICA SEGURA @ CAT A comunicação telefónica segura serve para solicitar informação sobre matérias sujeitas a confidencialidade, sendo que o atendimento telefónico só poderá prosseguir se tiver na sua posse o código de acesso telefónico. Guia explicativo aqui. |
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ATENDIMENTO A CIDADÃOS SURDOS Atendimento pelo CAT, através do Serviin, que permite que o cidadão surdo fale por vídeo-chamada em Língua Gestual Portuguesa (LGP) com tradução para a AT/Finanças. Vídeo-chamada pelo número: 12472 Ou pelo portal: Serviin Mais informações aqui. |
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ATENDIMENTO POR MARCAÇÃO |
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Pode fazer o agendamento do seu Atendimento Presencial por Marcação (APM) no Portal das Finanças. Guia explicativo aqui. |
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ATENDIMENTO E-BALCÃO |
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Através do serviço e-balcão analisamos as suas questões procurando esclarecer as suas dúvidas de forma mais rápida e segura, sem deslocações. Este serviço permite apresentar todas as suas questões a qualquer Serviço da AT, incluindo aquelas que só eram apreciadas e respondidas no atendimento presencial, pelos vários Serviços de Finanças e pelas Alfândegas. Guia explicativo aqui. |
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APPs AT/FINANÇAS |
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Aceda aqui para obter os códigos e acessos às seguintes aplicações: |
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Pode classificar e validar as faturas emitidas com o seu número de contribuinte, consultar os benefícios acumulados e registar faturas através da leitura do código QR que esteja impresso nas mesmas. |
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Pode verificar os pagamentos em cobrança voluntária e os pagamentos em atraso. Pode também efetuar o pagamento por MB WAY, consultar o estado dos reembolsos e ver os dados de identificação. |
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Para contribuintes singulares que exercem uma atividade profissional por conta própria sem contabilidade organizada. Permite emitir e consultar recibos, faturas e faturas-recibo, consultar os dados da atividade profissional, ver os principais indicadores da atividade e analisar a evolução dos rendimentos. |
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Pode confirmar o seu IRS Automático ou consultar a sua declaração. |
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Pode verificar o número de cupões que têm para o próximo sorteio e os resultados com os cupões premiados nos sorteios regulares e extraordinários. |
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ASSISTENTE VIRTUAL DA AT (Cátia) |
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No canto inferior direito do monitor. As informações trocadas neste assistente virtual são utilizadas apenas para prestar esclarecimentos, não sendo utilizadas para efeitos da situação tributária específica do contribuinte. Consultar a Política de Privacidade e Segurança da AT. |
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TUTORIAIS ONLINE |
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A AT/Finanças disponibiliza vários tutoriais online aqui. |
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ATENDIMENTO A NÃO RESIDENTES E ENTIDADES PÚBLICAS |
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Serviço de atendimento que funciona com formulário próprio, no Portal das Finanças, aqui. |
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DIREITOS DO CONTRIBUINTE |
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Informações aqui. |
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RECLAMAÇÃO |
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Aceda aqui para:
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QUEIXA |
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Aceda aqui para:
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