Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) reconhece que a necessidade de renovação periódica dos certificados de aptidão pedagógica (CAP) dos formadores gera constrangimentos na dinâmica da formação profissional e que não se compadece com o actual quadro da formação profissional em Portugal (decorrente do regime jurídico do Sistema Nacional de Qualificações, instituído pelo Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro).

logo iefp 2014O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) afirma que as competências necessárias ao exercício da actividade de formador devem ser reconhecidas como válidas a partir do momento da respectiva certificação, à semelhança do que acontece com outros profissionais com funções de educação e formação.

De acordo com aquele instituto, isto não deve impedir os formadores de continuar a desenvolver as suas competências através do exercício da actividade profissional e da formação contínua.

Assim, os certificados de aptidão pedagógica (CAP) de formador "consideram-se emitidos sem dependência de qualquer período de validade, não carecendo de ser objecto de renovação".

Isto "aplica-se igualmente aos certificados de aptidão pedagógica de formador que se encontrem caducados à data da entrada em vigor da presente portaria.".

Ver Portaria 994/2010 de 29 Setembro Portaria 994/2010 de 29 Setembro (161.75 KB) .

Nuno Oliveira
Requisiçao de 2ª via de CAP
Já fiz o CAP à muito tempo e gostava de obter um registo atual do mesmo. É possivel? Posso solicita-lo online?
Obrigado.

Nuno Branco
Modelo de dossier técnico e pedagógico
Embora apenas recentemente tenha tomado contacto com o vosso site, venho dar-vos os parabéns pelo vosso excelente trabalho. A minha empresa está a iniciar um processo de formação interna a monistrar aos nossos colaboradores, pelo que tentei aceder, sem sucesso, ao vosso modelo de dossier técnico pedagógico.
Seria possível enviarem-me esse modelo para o mail que deixo acima?
Agradecendo desde já a vossa disponibilidade, os meus desejos que continuem o bom trabalho que, na minha opinião têem vindo a desempenhar.
Cumprimentos
Nuno Branco

Beatriz Madeira
Caro Nuno Branco, boa tarde.

Para obter gratuitamente exemplares dos documentos que podem vir a constituir o vosso Dossier Técnico e Pedagógico, podemos sugerir-lhe a consulta da página 2 do artigo que encontra em http://sabiasque.pt/modelo-de-dossier-tecnico-e-pedagogico.html

Para encomenda de um Dossier Técnico e Pedagógico personalizado, com logótipo e/ou outras informações da empresa (60,00 Eur com IVA incluído), ou um Plano Personalizado de Formação, que poderá incluir o formato "mini" do Dossier Técnico e Pedagógico (90,00 Eur com IVA incluído) ver em http://sabiasque.pt/servicos/documentos-personalizados-e-modelos.html

Artigos relacionados:
1. Modelo de Dossier Técnico e Pedagógico em http://sabiasque.pt/modelo-de-dossier-tecnico-e-pedagogico.html
2. Plano de Formação em http://sabiasque.pt/trabalho/formacao/27-plano-de-formacao.html
3. Formação certificada sem contratar uma empresa acreditada pela DGERT em http://sabiasque.pt/trabalho/formacao/261-formacao-certificada-sem-contratar-uma-empresa-acreditada-pela-dgert.html

Obrigada pelo reconhecimento do trabalho da equipa do sabiasque.pt :-)

Marcelo Rodrigo Santos Ferreira
Renovação do CAP TSHST
Boa tarde Beatriz
quero pedir desculpa pelo incomodo,
mas quero colocar-lhe a seguinte questão:
Só hoje reparei que a validade do meu CAP de TSHST vai terminar dia 25 de Janeiro de 2015, porque não tenho utilizado e nunca mais me lembrei desse pormenor,
mas eu tenho 2 declarações de ex empresas onde trabalhei a comprovar que exerci as funções de THSHT durante pouco mais de 2 anos, e pelo que tenho conhecimento só teria de frequentar 30 horas de formação em contexto de actualização.

mas o meu problema é que em principio não vou conseguir fazer essas 30 horas de formação antes da validade terminar,

então gostaria de saber se depois de ter terminado a validade, se ainda posso requerer a renovação do mesmo, tendo feito as 30 horas e tendo as declarações?

Peço desculpa pelo incomodo

Att
Marcelo Ferreira

Alberto
cap tshst
O colega pode fazr a formação a qualquer momento e fica com o cap atualizado, eu fiz online no pro institute e recomendo
Francisco Silva
Cap
Bom dia,

Tirei o cap em 2009 no qual caduca este mês de setembro.
É obrigatória a sua renovação?

Obrigado

Beatriz Madeira
Caro Francisco Silva, boa tarde.

A partir da publicação da regulamentação indicada no artigo em cima, nenhum Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) caduca. Até regulamentação em contrário, todos os CCP emitidos não estão dependentes de qualquer período de validade e não carecem de ser objecto de renovação.

Antónia
CAP TSHST
Boa tarde,
no caso do CAP de técnico superior de seg. higiene do trabalho também se aplica esta portaria?

alberto
renovação cap tshst
Antónia, não. na renovação de cap de tshst tem que ter formação ou de 30 ou de 100h. Eu tirei no www.proinstitute.pt e recomendo.
Beatriz Madeira
Cara Antónia, boa tarde.

A resposta é negativa, esta portaria é apenas aplicável ao CCP (ex-CAP) de Formador.

Tiago Correia
Onde se obtém o CAP?
Gostaria de saber onde se pode obter o dito CAP?
O que é necessário fazer? ou onde devo ir?

Beatriz Madeira
Caro Tiago Correia, boa tarde.

O CAP de Formador chama-se, atualmente, Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) de Formador. Este certificado obtém-se através da frequência, com aproveitamento, de uma ação de formação inicial de formadores. Deve procurar uma entidade formadora certificada pela DGERT que tenha este tipo de ação de formação disponível.

Beatriz Madeira
Caro Jaime, boa tarde.

Desde Setembro de 2010 que todos os CAP, mesmo os que já estavam caducados, são válidos, não sendo necessário renová-los.

O seu CAP está e será válido até que haja regulamentação em contrário.

Caso alguma entidade questione, basta apresentar junto com o seu CAP a Portaria 994/2010 de 29 Setembro, da qual pode fazer download deste artigo (no final do texto).

Beatriz Madeira
Caros Jaime Marques e Carlos Nascimento, boa tarde.

Os CAP técnicos, como são aqueles que mencionam obedecem a regras específicas do setor empresarial a que se referem respetivamente. Assim, deverão questionar na entidade empregadora, sindical ou profissional se existe alguma regulamentação vigente no que respeita à renovação dos CAP técnicos.

A nossa resposta anterior reporta aos CAP de Formador.

jose
Os de tecnico, renovacao de cap tshst ou tsht e o dl 42/2012, tirei em elearning no pro institute
Pedro
Obter o CAP
Há cerca de 10 anos fiz o curso de formação pedagógica inicial, pelo IEFP.
Não cheguei a pedir o CAP por algum desleixo da minha parte, apesar de ter dado formações na empresa onde trabalho.
Eu ainda posso obtê-lo??

Carlos Nascimento
Renovação d o Cap de tecnico condutor de obra
Boa tarde;
A minha situação é igual à citada anteriormente pelo senhor Jaime, só que termina em maio de 2014; no entanto a portaria 994/2010 de 29 de setembro portaria apenas fala nos certificados de formador ? , não especifica os outros caps como por exemplo o tecnico condutor de obra ?
gostaria que esta questão fosse esclaricida;
cumprimentos;

Carlos Nascimento

jaime simoes marques
tenho o cap de tecnico de obra queria saber se tenho que renova-lo.

obrigado

jaime simoes marques
renovaçao do cap tecnico e condutor de obra
Eu gostava de saber se o meu cap tecnico e condutor de obra que tirei a 6/6/2005 e termina a 05/06/2013 necessito de o renovar.

com os melhores cumprimentos,jaime

Pedro Vasconcelos
Miguel e CAP
Miguel Teixeira disse:

Vide Portaria 994/2010 de 29 Setembro

Paulo Gonçalves
Renovação de CAP
Boa tarde, o meu CAP, caducou em 2003, nao vereficando, informei-me para uma nova renovação.
Recentemento fui informado que poderia renová-lo, poderei faze-lo.

Muito obrigado

Beatriz Madeira
r disse:
Boa tarde, O meu cap com validade entre 2001 e 2005 continua válido, ou necessita renovação? M/Cumprimentos RC


Caro/a RC,

Todos os CAP emitidos estão/são válidos não sendo necessário renová-los. Caso alguma entidade questione, bastará apresentar (junto com o seu CAP) a Portaria 994/2010 de 29 Setembro Portaria 994/2010 de 29 Setembro que encontra no final do artigo em cima para download.

r
CAP
Boa tarde,

O meu cap com validade entre 2001 e 2005 continua válido, ou necessita renovação?


M/Cumprimentos

RC

Beatriz Madeira
Caro Helder Gomes,

Conforme disposto na portaria anexa a este artigo, os CAP de Formador "consideram-se emitidos sem dependência de qualquer período de validade, não carecendo de ser objecto de renovação." sendo que "aplica-se igualmente aos certificados de aptidão pedagógica de formador que se encontrem caducados à data da entrada em vigor da presente portaria." (21 de Setembro de 2010).

O seu CAP está plenamente válido e não precisa de renová-lo. A partir de 22 Setembro 2010, e até regulamentação contrária, passou a ter validade "vitalícia".

Helder Gomes disse:
boa tarde
o meu cap com validade de 2004 a 2009,necessita ser renovado ou continua válido?
aguardo resposta
com os melhores cumprimentos
Helder Gomes

Helder Gomes
renovação do cap
boa tarde
o meu cap com validade de 2004 a 2009,necessita ser renovado ou continua válido?

aguardo resposta

com os melhores cumprimentos

Helder Gomes

4000 Caracteres remanescentes


O código do trabalho apresentado nesta página (Lei n.º 7/2009) e artigos anexos está em vigor desde Fevereiro de 2009 e foi atualizado com as alterações introduzidas . Para consultar o...

Comentários Recentes

paulo
1 dia 23 horas

Bom dia estou a trabalhar num espaço publico, e nestes últimos feriados que calharam ao sábado e domingo as chefias estão ...

GRAÇA
4 dias 17 horas

PRECSO DE AGUÉM DA SEGURAÇA SOCIAL DESPONIVÉL E ESCLRARECEDORA E ESTOU A RECEBER ESTE VALOR, DESDE ABRIL MAS ATÉ AO DIA D ...

Anónimo
6 dias 12 horas

Comecei na empresa a trabalhar em Março de 1993 em Março de 2013 saí da empresa por esta me dever alguns subsídios . ...

Anónimo
6 dias 13 horas

Comecei na empresa a trabalhar em Março de 1993 em Março de 2013 saí da empresa por esta me dever alguns subsídios . ...

Anónimo
8 dias

A minha mãe vive sozinha e precisava de encontrar um lar seguro e com boas condições na zona do grande porto