O Gestor de Formação tem por função principal a definição da política de formação , seja numa organização ou numa entidade de formação. Ele é responsável pela gestão dos recursos afectos à formação, bem como pela elaboração, execução, acompanhamento, controlo e avaliação do plano operacional da área.
A avaliação de formação depende de, por um lado, objectivos globais que a empresa tenha definido (mensal , trimestral, semestral ou anualmente) e que podem ser atendidos por via da formação dos colaboradores, na perspectiva do seu contributo para atingir esses mesmos objectivos gerais. Por outro lado, a avaliação da formação deve ser feita com base em competências existentes (à partida) e competências a criar (à saída). Ou seja, os critérios de avaliação de formação devem ser pensados com base em cumprimento de objectivos, seja da empresa, seja dos colaboradores, em função de um diagnóstico que tenha sido feito e em que se considerou todos os "problemas" que, na empresa, podem ser resolvidos através da formação dos colaboradores e que permitem, no final, perceber se houve os ganhos pretendidos.
Podemos indicar alguns critérios de avaliação de formação: índice ou aumento de produtividade, aumento de audiências, criação de área de negócios ou parcerias, desenvolvimento de novos produtos, programas, angariação de publicidade, satisfação, motivação. Tudo depende do sector de actividade e dos objectivos a cumprir por cada colaborador e pela empresa.
Para te dar um exemplo daquilo que uma instituição de Ensino Superior lecciona na pós-graduação de Gestão e Avaliação da Formação, as disciplinas são:
* Conceitos e Fundamentos de Gestão e Avaliação da Formação
* Desenvolvimento Organizacional, Gestão de Competências e Formação
* Técnicas de Diagnóstico Organizacional
* Engenharia da Formação
* Avaliação da Formação e Disseminação de Resultados
* Ferramentas para a Interpretação dos Resultados da Formação
* Gestão Económica da Formação
* Auditoria ao Processo de Formação
O Gestor de Formação é o profissional que se ocupa de fazer a definição da política de formação (o quê), de definir a estratégia (como) e os objectivos (para quê) e a afectar recursos para tornar isso viável (com quem).