Você sabia que cada clique que você faz online deixa um rastro digital? Ao navegar por sites ou se divertir em aplicativos de mídia social, uma grande variedade de seus dados é coletada em segundo plano.
Esses dados são vendidos, compartilhados e usados para vários propósitos, como publicidade direcionada, melhoria da funcionalidade de um site ou aplicativo móvel, etc. Essa coleta de dados pode ser benéfica e prejudicial.
Nesta postagem do blog, você aprenderá o quanto pode ser conhecido sobre você com apenas alguns cliques, incluindo quais dados estão sendo coletados e como manter suas informações pessoais seguras.
O que acontece quando você clica?
Sempre que você clica em algo online, como URL, imagem, botão, etc., seu navegador envia um sinal para o backend do site. Esse sinal é uma solicitação HTTP com cabeçalhos que revelam informações, como seu endereço IP, tipo de dispositivo, localização, idioma e cookies.
Você pode verificar quais cabeçalhos seu navegador envia usando o Verificador de Cabeçalhos de Solicitação HTTP . Ele mostra exatamente o que um site vê quando você clica ou o visita.
Mas não é só o site em que você está. Plataformas de terceiros conectadas a esse site também recebem sinais, muitas vezes sem que você perceba.
Sites, aplicativos ou qualquer outra plataforma que você visita online monitoram suas ações usando diversas ferramentas. Isso inclui:
- Cookies: Pequenos arquivos de texto que armazenam detalhes de login, localização, endereço IP, preferências, comportamento, etc.
- Rastreadores JavaScript: Esses scripts rastreiam onde você clica e quanto tempo você gasta usando uma plataforma online.
- Pixels de rastreamento: pequenas imagens invisíveis geralmente são incorporadas em sites e aplicativos móveis para rastrear cliques do usuário e outros dados.
Todos os dados coletados com seus cliques online não são ociosos. Eles são canalizados para painéis de análise, redes de anúncios e algoritmos de aprendizado de máquina. Um perfil é criado com base em você usando esses dados.
Quais informações são coletadas dos seus cliques?
Quando você clica on-line ao visitar um site ou usar um aplicativo móvel, vários dados são coletados no backend, incluindo:
1. Informações técnicas
Isso inclui seu endereço IP e provedor de serviços de internet. Além disso, o navegador e o sistema operacional que você está usando também são rastreados. Às vezes, informações do seu dispositivo, como hardware e software (por exemplo, quais aplicativos você instalou no seu telefone), são coletadas.
2. Dados de uso
Além das informações técnicas, seus dados de uso também são rastreados, como:
- Quais páginas você visitou?
- Quanto tempo você gastou em cada página?
- Se você clicou em alguma subpágina ou link ou não.
Além disso, suas consultas de pesquisa e engajamentos (curtidas, compartilhamentos, comentários) também são conhecidos.
3. Sua localização
Usando seu endereço IP, sua localização também pode ser conhecida com a ajuda de uma geolocalização de IP ferramenta (não exatamente, geralmente a região ou a cidade em que você mora).
Sua localização exata também pode ser descoberta se você usar aplicativos de smartphone e tiver fornecido permissão de localização. Além disso, aplicativos e sites podem rastrear sua localização usando redes Wi-Fi públicas (caso você esteja conectado a uma).
Como esses dados são usados?
Seus dados de cliques, coletados por plataformas on-line, são usados por profissionais de marketing, webmasters e redes de anúncios para vários propósitos.
Profissionais de marketing
Eles usar os dados de cliques dos usuários para fins publicitários. Plataformas de publicidade populares, como Google Ads ou Facebook Ads, dependem fortemente desses dados para entender o comportamento do usuário e exibir seus anúncios adequadamente.
Por exemplo, se você clicar em um anúncio online, provavelmente começará a ver mais anúncios de calçados. Isso ocorre porque a plataforma por trás das telas processa e usa seus dados de cliques para mostrar anúncios mais relevantes para você.
Webmasters
Eles usam os dados de cliques para criar mapas de calor que os ajudam a entender o comportamento do usuário. Isso permite que eles saibam qual conteúdo é mais curtido pelos usuários e qual conteúdo não lhes interessa. Isso os ajuda a aprimorar e otimizar seu conteúdo, melhorando o desempenho e a receita.
Redes de anúncios
Redes de anúncios e outros corretores de dados terceirizados usam os dados de cliques para criar um perfil pessoal. Esses dados são então compartilhados ou vendidos aos seus parceiros e usados para diversos fins. Pense nisso como uma economia de dados, onde seu comportamento de cliques é o produto mais valioso.
Conclusão
Cada site que você visita, cada aplicativo que você navega, deixa uma marca digital. Seus cliques nessas plataformas online são um recurso valioso para as empresas. Elas coletam dados de cliques para saber mais sobre você e, assim, aprimorar suas ofertas, fornecer conteúdo mais útil, vender melhor e gerar mais receita.
No entanto, os dados são usados para fins comerciais; muitos os utilizam para práticas prejudiciais, como roubo de informações pessoais. Mas a boa notícia é que você pode se proteger desses danos ajustando cuidadosamente as configurações de privacidade e não dando acesso desnecessário a informações em todos os aplicativos que usa.