Skip to main content

Wikipedia

Wikipédia completa 20 anos com mais de 50 milhões de artigos disponíveis

 No dia 15 de janeiro de 2021, a Wikipédia completou 20 anos de atividade como o projeto de enciclopédia multilíngue mais popular do mundo. O site aparece entre os 10 mais visitados da internet em Portugal estando à frente até mesmo da Netflix e de outros serviços também conhecidos. O sucesso dessa enciclopédia online é uma prova de como as ferramentas digitais podem agregar valor com voluntários por todo o mundo.

photo wikipediaFonte: Unsplash

A história da Wikipédia começou ainda em 1999, quando a internet começou a ficar mais popular. Os empreendedores norte-americanos Jimmy Wales e Larry Sanger surgiram com a ideia de criar uma enciclopédia grátis e que estaria disponível online para qualquer um. Bastaria ao utilizador ter uma conexão à web. Na época, a publicação de artigos era feita através de um processo lento e mais rigoroso, com a ideia de evitar conteúdos errados ou falsos.

Com cada vez mais artigos disponíveis, os criadores da Wikipédia decidiram por abrir todo o sistema e permitir que mais colaboradores voluntários pudessem criar, editar e corrigir os artigos no site. Assim, no dia 15 de janeiro de 2001, a enciclopédia mais importante da época atual foi criada e lançada oficialmente. Depois de todo esse tempo, o site conseguiu reunir mais de 300 mil colaboradores, que são responsáveis por gerir cerca de 55 milhões de artigos disponíveis na plataforma.

A enciclopédia funciona com uma base de dados MySQL, que permite ao site ter um conteúdo com base num software de código aberto. É uma tecnologia também utilizada, desde 2010, nas entidades da Administração Pública de Portugal. Essa forma de construção faz com que a Wikipédia tenha acesso público, o que é essencial para que os colaboradores possam vir a editar ou criar artigos e páginas para o site.

Wikipédia em Português

Enquanto a página original completou 20 anos em janeiro, a versão em português só irá completar essa data no dia 11 de maio. A enciclopédia digital demorou alguns meses para colocar à disposição uma versão portuguesa, com maior foco em Portugal e no Brasil, após a inauguração da plataforma em inglês.

Atualmente, a Wikipédia em português é um dos sites mais visitados nos dois maiores países que falam a língua. Enquanto no Brasil aparece em 13º na lista dos mais populares, em Portugal é o sexto mais visitado na internet. Assim, é possível perceber o quão popular é a enciclopédia digital por aqui, que conta com um pouco mais de 1 milhão de artigos na língua, sendo considerada a 17ª maior Wikipédia.

Além disso, o site em português também contém com um alto número de utilizadores registados, sendo cerca de 2 milhões atualmente. São 6 mil ativos, que ajudaram a editar mais de 58 milhões de vezes os artigos disponíveis na língua. Uma participação considerável e que mostra como a plataforma faz sucesso entre portugueses e brasileiros, que são as duas nacionalidades que mais usam a plataforma em português.

Conteúdo aberto

O sucesso da Wikipédia em Portugal pode ser melhor percebido pelo facto de ser um serviço gratuito, uma característica que costuma chamar a atenção dos internautas. Um exemplo pode ser visto nos serviços de streamings, que após chegarem em terras lusas ofereceram períodos grátis de experimentação aos novos utilizadores. O objetivo era mostrar um pouco mais dos catálogos de filmes, séries e documentários. Essa mesma iniciativa é usada nos casinos onlines, que costumam oferecer bónus de rodadas grátis, também conhecidas por spins grátis, para apresentar as slots machines temáticas que existem nestas plataformas. Assim, os apostadores acabam por conhecer os jogos sem gastar dinheiro real. Até mesmo a Uber usou deste meio para crescer no país, com ofertas de cupões e descontos para novos utilizadores que buscavam conhecer o serviço.

A ideia de serviços grátis na web é cada vez mais raro, seja pelo crescimento deste mercado ou pelo maior controle que existe nas diferentes plataformas. Por isso, o sucesso da Wikipédia é percebido por este fator, mas que não é único. A qualidade dos artigos disponíveis, que costumam fugir das fake news e da falta de atualização, é também um ponto a se elogiar na enciclopédia digital.

Com 20 anos completados, a Wikipédia é um dos maiores sites, e mais importantes, que existe na internet. A plataforma tem um futuro cada vez mais significativo para toda a web, e deve crescer para mais de 60 milhões artigos em breve. É um site que ajuda desde estudantes até curiosos, e sem cobrar nenhum valor. A base da Wikipédia ainda são os voluntários que existem na plataforma, seja em Portugal ou em qualquer parte do mundo.