Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre horários de trabalho: Elaboração de horário de trabalho; Intervalo de descanso; Descanso diário; Mapa de horário de trabalho; Afixação e envio de mapa de horário de trabalho; Alteração de horário de trabalho; Banco de Horas
Ou, Isenção de Horário de Trabalho, Trabalho por Turnos, Trabalho Noturno e Trabalho Suplementar

Formação profissional e horas extra

Formação profissional e horas extrafoi criado por Andreira

21 Mar. 2022 09:35 #22609
Bom dia, trabalho em turno nocturno das 22 às 6h30, a empresa está a fazer formação. Para os outros turnos é no seu horário de trabalho e a mim pedem me que vá das 15 as 16. Visto que moro a 32km do trabalho e é dispendioso a chefe pede me que vá às 15 e fique a fazer horas extra no fim da formação.. Isto é eu iria sair do trabalho às 6h30 e regressar às 15 e só sair no dia seguinte às 6h30... Já para não falar que tenho um filho e um parte time... O que poderei fazer nesta situação? 
Obrigada 

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Formação profissional e horas extra

05 Abr. 2022 12:00 #22656
Pode recusar a fazer a formação porque não é uma situação aceitável, por todas as condicionantes que indica. Para ficar claro, a formação é um direito e um dever (de frequentar) do trabalhador e a empresa pode obrigar a que os seus trabalhadores frequentem formação em horário pós-laboral (sem remuneração extra) até 2h depois do seu horário de trabalho... mas é "depois do seu horário de trabalho", não é no seu período de descanso diário entre turnos (que deve ser, no mínimo, 11 horas) nem, muito menos, para ficar na empresa a fazer horas extra e depois "pegar" com o seu turno.

ATENÇÃO: sugerimos que contacte a ACT (contactos em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html ) antes de comunicar a recusa de fazer formação para ter uma sustentação oficial para apresentar ao seu empregador.
Tempo para criar a página: 0.271 segundos