Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre horários de trabalho: Elaboração de horário de trabalho; Intervalo de descanso; Descanso diário; Mapa de horário de trabalho; Afixação e envio de mapa de horário de trabalho; Alteração de horário de trabalho; Banco de Horas
Ou, Isenção de Horário de Trabalho, Trabalho por Turnos, Trabalho Noturno e Trabalho Suplementar

Redução horario

Redução horariofoi criado por ana raquel

26 Set. 2018 20:56 #20010
Boa tarde..gostaria de ver esclarecida uma duvida.. O meu marido  trabakha a tempo inteiro numa empresa desde agosto de 2017, mas de contrato apenas desde novembro. Quando o contrato foi renovado foi lhe dito que renovava automaticamente ficando efetivo. Nao sei se estara. Agora com a crise na empresa, dos quatro funcionarios que tem, reduzio horario a 1 dos colegas que nao tinha contrato fazendo lhe contrato de part time, e falou ao meu marido(com contrayo de tempo inteiro) que posaivelmente teria que lhe reduzir o horario para part time. O marido recebe 589.00 mensais sem subsidio de refeicao que nunca recebeu ate hoje. Quais os direitos dele para rebater essa situacao?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Redução horario

03 Out. 2018 15:42 #20057
Antes de passarmos à resposta, há que salientar que a data que conta em termos de "contratação" pode não ser a do contrato, mas sim a data em que o empregador registou o trabalhador na Seg. Social. Convém verificar na Seg. Social desde quando e que a "carreira contributiva" do seu marido foi ativada, se desde Agosto ou se desde Novembro.

Ora, agora relativamente à questão: à partida, o empregador não pode alterar as condições contratuais negociadas individualmente com o trabalhador, e assentes em contrato assinado por ambas as partes, sem que haja acordo entre as partes (ver informação em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...oes-contratuais.html ), o que significa que só se o seu marido disser que sim é que o empregador pode alterar o contrato de tempo completo para tempo parcial...
Tempo para criar a página: 0.296 segundos