Boa noite,
Pretendia alguma informação complementar sobre a questão dos despedimentos por extinção de posto de trabalho durante o último ano.
Resumidamente, em Agosto de 2012 fui notificada pela empresa da decisão de extinção de posto de trabalho ("motivada pela conjuntura económica, que afectou a actividade da empresa"), tendo o respetivo aviso prévio determinado sido cumprido, e passados os 60 dias, cumpri o meu último dia em funções (Nov.12), ao fim de 9 anos ao serviço da mesma. Recebi a devida compensação em vigor à data do despedimento.
Ao fim de quase um ano continuo desempregada, e chegamos então à conclusão, que o TC declara que os despedimentos por extinção do posto de trabalho, desde 1 de Agosto de 2012, são considerados nulos.
Pretendia saber, de que forma o "chumbo constitucional" afecta a minha situação?
Que procedimento devo tomar? Devo devolver ou solicitar algum tipo de compensação face ao empregador? E em relação à segurança social?
Agradeço que me esclareçam mais possível sobre esta situação uma vez que se trata de uma situação grave e urgente, já que continuo em situação de desemprego e quase em término de receber o respectivo subsidio de desemprego.
Grata desde já pela atenção dispensada.