Assinei um contrato de trabalho a termo (3 meses) em Abril. Antes estava a receber subsídio de desemprego. O dono da empresa, em meados de Junho, sem nenhum motivo aparentemente sério, disse-me verbalmente que não contava mais com os meus serviços mas que me pagava o ordenado até ao final do contrato. Por isso eu não precisava mais de me apresentar ao serviço. Não fui confrontado com nenhum processo disciplinar ou outro. Não me foi comunicado nada por escrito e, verbalmente, o motivo invocado é perfeitamente ridículo e ligeiro. O comportamento do dono da empresa em relação a mim, desde o início da minha actividade, é altamente reprovável à luz das leis do trabalho e de outras.
As questões que pretendo apresentar são as seguintes, considerando que o motivo invocado pela empresa para a celebração do contrato a termo é falso:
- Um contrato a termo nesta situação passa a contrato sem termo?
- Se me for dada razão, eu posso optar por uma indemnização, ao invés de ser reintegrado, visto que não tenho condições psicológicas para continuar ao serviço da empresa nem estão reunidas as condições para que haja uma relação aceitável empresa/colaborador?
- Caso opte pela indemnização posso retomar o subsídio de desemprego?