Boa noite,
Estou em vistas de conseguir um novo emprego, e portanto estou a estudar o processo de denunciar o presente contrato (contrato por tempo indeterminado, 2 anos e meio de antiguidade na empresa, subsidios pagos 50% duodecimos + 50% inteiro).
1) Por lei terei de dar 60 dias de pré-aviso. Tendo em conta que há meses com 30 e outros com 31 dias, tenho de andar a contar o calendário ou basta definir que se avisar no dia 17 Março, o contrato cessará a 17 Maio?
2) Já gozei 1 dia de férias de 2020, e queria descontar os restantes para sair mais cedo. Considerando que saio a 17 Maio, posso assumir que ainda me faltam gozar 8 dias de férias em 2020?
3) No acerto de contas final, terei a receber:
vencimento Maio (proporcional 17 dias) +
subsidio férias (total de dias gozados em 2020, descontado do que fui recebendo em duodecimos) +
subsidio natal (proporcional 5,5 meses, descontado do que fui recebendo em duodecimos)? Algum sítio onde possa confirmar os valores para bater tudo certo?
4) Com isto da quarentena /coronavirus, não irá estar ninguém da administração na empresa para me assinar a carta de rescisão. Isto pode de certa forma trazer-me problemas, mesmo que envie o original por correio registado para a sede da empresa + cópia para o e-mail + aviso por chamada telefónica?
5) É correto assumir que todos os pagamentos que me são devidos devem por lei ser liquidados até ao dia que defini para cessação de contrato/ultimo dia útil antes desse dia? Caso isto não se verifique, posso interpor um aviso à empresa que a obrigue, por exemplo, a indemnizar-me em 500€ por cada dia de atraso na emissão do recibo final?
Obrigado pelos esclarecimentos!