Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

Não renovação de contrato - Raquel Alves

P Autor do tópico
Pedro Ferreira Desligado
Moderador
  • Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira
    • Mensagens: 2548
    • Thanks: 44

    Não renovação de contrato - Raquel Alves

    25 Set. 2014 15:45
    #12066
    Boa tarde,

    O meu namorado está a trabalhar num local que lhe está a causar danos á saúde oftalmica. Já efetuou 2 contratos de três meses e o qual finda a 13 de outubro. O patrão quer renovar outro contrato, mas ele diz que não tem condições e não quer renovar. Como deve fazer? Enviar uma carta para o patrão a dizer que não quer renovar ou falar com o patrão para não renovar (sem que traga transtornos ou pagamentos ao patrão).

    Ele já teve de baixa devido ao problema dele, será que ainda tem direito a férias?

    E se for o caso de ele enviar a carta de não renovação de contrato por questões de saúde tem direito a subsídio de desemprego ou qual é a maneira para obtem subsídio?



    Ele tem outro trabalho em vista, mas só para Dezembro. As nossas finanças não andam muito bem e não nos podemos dar ao luxo de ficar sem ganhos, seja trabalho ou subsidio, por isso estamos com algum receio em enviar a carta e considerarem como despedimento e depois ele fica sem trabalho e sem dinheiro.

    Aguardo resposta,
    B
    Beatriz Madeira Desligado
    Moderador
  • Avatar de Beatriz Madeira
    Beatriz Madeira
    • Mensagens: 8714
    • Thanks: 707

    Re: Não renovação de contrato - Raquel Alves

    13 Out. 2014 13:39
    #12224
    Cara Raquel Alves, boa tarde.

    Para proceder à comunicação de rescisão contratual deverá enviar uma carta por correio registado e com aviso de receção para o empregador, cumprindo o prazo de aviso prévio aplicável. Ver informação sobre:

    - Prazos de aviso prévio em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...igo-do-trabalho.html

    - Modelo de carta em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...om-aviso-previo.html

    - Direitos do trabalhador em caso de denúncia de contrato COM aviso prévio em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...om-aviso-previo.html

    Em qualquer caso que seja o trabalhador a rescindir o contrato, fica sem direito a indemnização e a requerer o subsídio de desemprego. Não existe a "não renovação de contrato por questões de saúde", se for o trabalhador a rescindir não tem direito ao subsídio de desemprego.

    As únicas formas (seguras) do trabalhador ter direito a requerer o subsídio de desemprego são a caducidade comunicada pelo empregador (no fim do contrato ou de uma das suas renovações) ou a extinção de posto de trabalho (para contratos sem termo).

    A atribuição do subsídio de desemprego depende do cumprimento das respetivas condições. Ver em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...rego-desde-2012.html

    Publish modules to the "offcanvas" position.