Se quer denunciar o contrato (de 6 meses) antes do prazo de caducidade (31-12-2010), deve comunicar ao empregador a sua decisão com 15 dias de antecedência face à data em que pretende terminar a relação laboral. Se quiser esperar pela caducidade do contrato, apenas tem que comunicar ao empregador a intenção de não renovação de contrato 8 dias antes do prazo expirar (dia 22 Dezembro envia a carta).
Quando se despede, no caso de um contrato a termo certo com duração de 6 meses, o trabalhador tem direito a receber:
- férias não gozadas e respectivo subsídio (atenção que contam apenas os dias de férias proporcionais aos meses que trabalhou efectivamente (2 dias por mês), e não os relativos a 6 meses de contrato, uma vez que esteve de baixa desde meio de Outubro)
- subsídio de Natal, igualmente proporcional aos meses trabalhados efectivamente (1/12 por mês)
Se aguardar que seja o empregador a comunicar a não intenção de renovação de contrato, sendo que ele deve avisar com 15 dias de antecedência face à data de caducidade do contrato, o que poderá ser provável que venha a acontecer, uma vez que apenas cumpriu meio contrato e que está de baixa desde Outubro, terá ainda direito a:
- receber 3 dias de salário base por cada mês de trabalho
- requerer as prestações de desemprego
Se o empregador não fizer esta comunicação relativamente ao contrato vigente, então poderá denunciar o próximo contrato. Não perde nada em esperar...