Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

CONTRATO A TERMO INCERTO

CONTRATO A TERMO INCERTOfoi criado por Pedro Ferreira

17 Nov. 2010 10:00 #1057
BOA NOITE,
ASSINEI CONTRATO A TERMO INCERTO COM INICIO A 02/11/2010 COM UMA EMPRESA QUE PRESTA SERVIÇOS DE RESTAURAÇÃO NUMA ESCOLA, PASSADOS ALGUNS DIAS RECEBI UMA CARTA REGISTADA A COMUNICAR QUE A EMPRESA DEIXARIA DE PRESTAR SERVIÇOS A ESCOLA A PARTIR DO DIA 10 MAS QUE PASSARÍAMOS PARA A NOVA EMPRESA COM AS MESMAS CONDIÇÕES CONTRATUAIS. AGORA A NOVA EMPRESA COMUNICOU ORALMENTE QUE IRIA RECEBER UMA CARTA A RESCINDIR O MESMO PARA 17/12/2010. TAMBÉM DISSE QUE IRIA ASSINAR UM NOVO CONTRATO COM INICIO A 04/01/2011. AS MINHAS DÚVIDAS SÃO:
1 - ESTOU DE BAIXA POR ACIDENTE DE TRABALHO, SE AINDA ESTIVER DE BAIXA NA DATA INDICADA,COMO É?
2 - QUAL O PRÉ-AVISO?
4 - O QUE SE TEM DIREITO?
3 - SE ASSINAR CONTRATO A TERMO DE SEIS MESES COM INICIO EM JANEIRO TEM-SE DIREITO A RECEBER FUNDO DESEMPREGO (POIS O 1º CONTRATO ASSINADO TEVE INICIO A 14/09/2010 E TERMO A 31/10/2010)?
DESDE JÁ AGRADEÇO A VOSSA RESPOSTA, POIS NÃO SEI O QUE FAZER, E NESTAS CONDIÇÕES ESTOU EU(EU DE BAIXA DE SEGURO ACIDENTE TRABALHO) E MAIS 2 COLEGAS (ELAS ESTÃO A TRABALHAR NORMALMENTE).
16/11/2010
MELHORES CUMPRIMENTOS
ANA

Respondido por Beatriz Madeira no tópico CONTRATO A TERMO INCERTO

17 Nov. 2010 17:04 #1062
O contrato de trabalho a termo incerto caduca quando o empregador comunica a cessação do mesmo ao trabalhador, com a antecedência mínima de:
- Contratos com menos de 6 meses – 7 dias de aviso prévio
- Contratos entre 6 meses e 2 anos – 30 dias de aviso prévio
- Contratos com mais de 2 anos – 60 dias de aviso prévio

Na falta de cumprimento destes prazos o empregador deve pagar ao trabalhador o valor da retribuição correspondente ao período de aviso prévio.

No caso de ser o empregador a comunicar a caducidade do contrato, o trabalhador tem direito à seguinte compensação:
- Contratos com menos de 6 meses – 3 dias de retribuição base e diuturnidades por cada mês
- Contratos com mais de 6 meses – 2 dias de retribuição base e diuturnidades por cada mês
- Dias de férias não gozados e respectivo subsídio
- Subsídio de Natal relativo aos meses trabalhados no ano em que cessa o contrato (1/12 por mês)
- Subsídio de férias proporcional aos meses trabalhados no ano em que cessa o contrato (2 dias por mês)

À partida, pelo que descreve, o facto de estar de baixa por acidente de trabalho não constitui/constituirá motivo de não contratação.

As "interrupções" entre contratos levam a que apenas contem para efeitos de prestações de desemprego os últimos 180 dias consecutivos de descontos, ou seja, o último contrato efectuado com duração de 6 meses. O trabalhador que descontou um mínimo de 180 dias poderá requerer, em caso de despedimento unilateral ou término de prazo de contrato, o subsídio social de desemprego.

O trabalhador cujo contrato terminou e que não seja renovado ou que não seja novamente contratado deve solicitar ao empregador o preenchimento do formulário 5044 para requerer na Segurança Social as prestações de desemprego. Tem 90 dias a contar da data do desemprego para entregar este documento na Segurança Social.
Tempo para criar a página: 0.262 segundos