Boa tarde
Escrevo para solicitar a ajuda e o esclarecimento que me possam dar (uma vez que a ACT funciona no mesmo horário de trabalho do meu e deslocar-me lá é algo complicado).
Estamos em Setembro de 2013, ainda não recebemos o subsídio de natal de 2012 nem o de férias de 2013. A juntar a este facto, de há uns bons meses para cá, o vencimento nunca é pago no último dia útil como sempre havia sido. Mas pior que isto, ninguém é avisado ou informado pela direção de que esse atraso acontecerá. Acabamos por ir recebendo 200€ de cada vez em datas aleatórias e sem qualquer tipo de aviso ou informação. Neste momento há funcionários aos quais já foi pago todo o mês de Agosto e outro que continuam apenas com 200€, nem sequer tratam todos por igual.
A minha questão é: posso alegar o atraso nos subsídios como motivo de justa causa para me demitir? Tenho assim direito a indemnização? E carta para receber subsídio de desemprego enquanto procuro outro trabalho? (faço 7 anos de contrato a 01/01/2014). Como posso proceder e agir nesta situação? Quais são os caminhos a seguir? Prefiro procurar trabalho noutro local onde os funcionários sejam mais respeitados, mas queria saber e exigir todos os meus direitos, já que a consideração desta entidade para com quem passa fome para gastar em gasóleo e manter a porta da casa aberta é zero.
Agradeço muito a vossa resposta o mais breve possível.
Muito obrigada.