Boa noite,
A empresa em que trabalho está numa situação financeira muito difícil, com inúmeras dívidas a fornecedores e aos trabalhadores.
Tenho um contrato de trabalho sem termo desde 2008, com uma remuneração 3 vezes superior ao máximo do subsídio de desmprego.
Neste momento a empresa tem em atraso com todos os trabalhadores:
- subsídios de natal e férias de 2009, 2010 e 2011
- salários de outubro, novembro, dezembro e já sabemos que só receberemos um salário agora, ficando na mesma 3 em atraso.
Nada está garantido para o futuro próximo.
Sei que posso rescindir contrato com justa causa. O problema é que sei que qualquer indemenização a que tenha direito, ou os salários em atraso, não vão na mesma ser pagos, uma vez que a empresa não tem qualquer dinheiro para pagar nada.
Li sobre a suspensão do contrato de trabalho por atraso nas retribuições. Já sei como se processa, no entanto, gostaria de saber se, durante o período da suspensão recebo apenas o subsídio de desemprego, ou a empresa tem que pagar a diferença para o meu salário, uma vez que é muito superior ao subsídio.
Gostaria também de saber se o atraso no pagamento dos subsídios, também constitui justa causa para despedimento pelo trabalhador, mesmo que não existissem salários em atraso.
Por último, gostaria de saber também se poderei cobrar juros de mora dos subsídios e dos salários em atraso e, se sim, como o deverei fazer e qual a taxa a aplicar.
Agradeço a vossa atenção