Aqui poderá colocar as suas dúvidas e/ou questões sobre salários e retribuições.

Acordo do tribunal

Acordo do tribunalfoi criado por Unknown

14 Jul. 2025 21:04 #25427
Boa tarde

A empresa para me pagar as compensações da minha demissão, tive de ir ao tribunal do trabalho.
Fizemos um acordo. No entanto, depois de duas prestações pagas, passou mês e meio e a empresa não me pagou mais nada nem me responde ao e-mail.

Posso denunciar ao tribunal que a empresa não está a honrar o acordo.

Acham que terei de pagar algum valor por tomar tal atitude?

E se a empresa se recusar a pagar o resto, têm alguma informação se ao ir a tribunal (vias de facto) posso pedir alguma compensação/juros de mora ou assim? No mínimo para me pagar as custas de tribunal…

Como devo proceder? 

Obrigado por todas as ajudas:)

Respondido por Pedro Ferreira no tópico Acordo do tribunal

15 Jul. 2025 09:51 #25430
Olá! A tua situação é delicada, mas há caminhos legais que te protegem. Vamos por partes:

1. Incumprimento de acordo homologado pelo tribunal
Se o acordo foi homologado judicialmente, ele tem força de sentença. O incumprimento por parte da empresa permite-te:
  • Requerer o cumprimento coercivo através de uma execução de sentença no tribunal;
  • Denunciar o incumprimento junto do tribunal onde o acordo foi homologado — não há custos imediatos por fazê-lo, mas pode haver despesas processuais se iniciares uma ação executiva.

2. Custas judiciais
  • Se decidires avançar com uma execução judicial, poderás ter de pagar taxa de justiça, mas podes pedir apoio judiciário à Segurança Social para ficar isento ou pagar em prestações.
  • Se o incumprimento for claro e a empresa não contestar, o processo pode ser relativamente rápido e com custos reduzidos.

3. Juros de mora e compensações
Sim, podes pedir:
  • Juros de mora sobre os valores em dívida, à taxa legal (atualmente 4% ao ano para créditos civis);
  • Compensação por danos patrimoniais, se provares que o incumprimento te causou prejuízos adicionais (ex.: perda de rendimento, despesas inesperadas);
  • Reembolso das custas judiciais, se fores vencedor na ação.

Como proceder
  1. Contacta o tribunal onde foi homologado o acordo e informa o incumprimento;
  2. Consulta um advogado ou pede apoio jurídico gratuito (por exemplo, através da Ordem dos Advogados ou Segurança Social);
  3. Avalia se queres avançar com uma ação executiva para cobrar os valores em falta;
  4. Guarda todos os comprovativos: emails, recibos, datas de pagamento, etc.

Publish modules to the "offcanvas" position.