Confirm text replacement with template category text
All the text in the message will be deleted and replaced by text from category template.
Responder: Acordo do tribunal
Histórico do tópico:
Acordo do tribunal
Max. mostrar os últimas 6 mensagens - (Última mensagem primeiro)
Pedro Ferreira19 Jul. 2025 15:30
Fico feliz em saber que a empresa respondeu positivamente após a sua comunicação. É importante que os acordos sejam cumpridos e que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados. Se precisar de mais alguma assistência ou tiver outras dúvidas no futuro, não hesite em contactar. Boa sorte e tenha um ótimo dia!
Unknown19 Jul. 2025 15:26
Boa tarde,
Venho agora dar o feedback.
Disse à empresa que ia informar o tribunal do não cumprimento do acordo.
Fizeram logo a transferência e responderam ao e-mail (coincidência)…
Pedro Ferreira15 Jul. 2025 09:51
Olá! A tua situação é delicada, mas há caminhos legais que te protegem. Vamos por partes:
1. Incumprimento de acordo homologado pelo tribunal
Se o acordo foi homologado judicialmente, ele tem força de sentença. O incumprimento por parte da empresa permite-te:
Requerer o cumprimento coercivo através de uma execução de sentença no tribunal;
Denunciar o incumprimento junto do tribunal onde o acordo foi homologado — não há custos imediatos por fazê-lo, mas pode haver despesas processuais se iniciares uma ação executiva.
2. Custas judiciais
Se decidires avançar com uma execução judicial, poderás ter de pagar taxa de justiça, mas podes pedir apoio judiciário à Segurança Social para ficar isento ou pagar em prestações.
Se o incumprimento for claro e a empresa não contestar, o processo pode ser relativamente rápido e com custos reduzidos.
3. Juros de mora e compensações
Sim, podes pedir:
Juros de mora sobre os valores em dívida, à taxa legal (atualmente 4% ao ano para créditos civis);
Compensação por danos patrimoniais, se provares que o incumprimento te causou prejuízos adicionais (ex.: perda de rendimento, despesas inesperadas);
Reembolso das custas judiciais, se fores vencedor na ação.
Como proceder
Contacta o tribunal onde foi homologado o acordo e informa o incumprimento;
Consulta um advogado ou pede apoio jurídico gratuito (por exemplo, através da Ordem dos Advogados ou Segurança Social);
Avalia se queres avançar com uma ação executiva para cobrar os valores em falta;
Guarda todos os comprovativos: emails, recibos, datas de pagamento, etc.
Unknown14 Jul. 2025 21:04
Boa tarde
A empresa para me pagar as compensações da minha demissão, tive de ir ao tribunal do trabalho.
Fizemos um acordo. No entanto, depois de duas prestações pagas, passou mês e meio e a empresa não me pagou mais nada nem me responde ao e-mail.
Posso denunciar ao tribunal que a empresa não está a honrar o acordo.
Acham que terei de pagar algum valor por tomar tal atitude?
E se a empresa se recusar a pagar o resto, têm alguma informação se ao ir a tribunal (vias de facto) posso pedir alguma compensação/juros de mora ou assim? No mínimo para me pagar as custas de tribunal…