Fui informado pela minha entidade empregadora que brevemente iriam entrar com um pedido de insolvência para a empresa, a empresa não tem divididas a trabalhadores, nem ao estado, apenas tem dividas perante a bancos e fornecedores.
Tenho as seguintes questões:
1º Feito o pedido de insolvência por parte da gerência quanto tempo demora em média a nomeação de um gestor de insolvência ?
2º O que acontece aos empregados até essa nomeação, podem solicitar o subsidio de desemprego ou tem de ser despedidos pelo gestor de insolvência ?
3º A empresa após solicitar a insolvência, pode continuar a comprar matéria prima e vender aos clientes?
4º Pela vossa experiência, após a nomeação do gestor de insolvência quanto tempo demora a concluir o processo de insolvência.
5º Pela vossa experiência, a empresa após solicitar a insolvência e caso os empregados não possam aceder ao subsidio de desemprego, normalmente continua a pagar os ordenados aos empregados ou geralmente as empresas entram em incumprimento ?
6º Eu e um colega pretendemos criar uma empresa, mas não queríamos que a situação se arrasta-se e ficasse-mos meses a espera para aceder ao subsidio de desemprego, será que falando com a entidade empregadora e chegando a um acordo de renuncia de indemnização eles nos poderiam passar a carta para o fundo de desemprego por extinção do posto de trabalho. (Chamo a atenção que a empresa tem 15 empregados mas nós 2 somos os únicos a desempenhar o trabalho de projecto)
Muito Obrigado
Jorge