Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Utiliza esta área para colocar questões gerais sobre o código do trabalho.

Desistência de estágio profissional

Desistência de estágio profissionalfoi criado por Améli@

06 Out. 2013 20:55 - 17 Set. 2023 12:41 #9481
Boa noite,

Estou a fazer um estágio profissional do IEFP numa empresa, há 6 meses, sendo que o mesmo irá terminar daqui a 3 meses, e tenho conhecimento de que quando o contrato terminar, a empresa não me irá contratar. Ou seja, sei já que a partir de Janeiro estarei sem emprego. Fui contactada por uma outra empresa, onde tinha entregue currículo antes de iniciar este estágio, surgindo a oportunidade de um contrato nessa mesma empresa, a começar no final do presente mês. Essa empresa é o meu objetivo já há muito tempo, é na cidade onde pretendo fazer vida (sendo que neste momento estou numa cidade, longe da família, só mesmo pelo estágio), logo, é uma oportunidade que não quero perder.
Gostaria de saber o que deverei fazer caso esta nova oportunidade se concretize, que passos deverei tomar para dar conhecimento à empresa onde estou que pretendo desistir do estágio, e quais as implicações que isso poderá ter.

O meu contrato, e o regulamento do programa de estágios profissionais do IEFP diz o seguinte: "O estagiário pode desistir do estágio profissional desde que notifique por escrito e por carta registada com antecedência de 15 dias consecutivos, quer a entidade, quer o IEFP, IP que aprovou a candidatura, devendo para tal justificar os motivos que levaram a essa desistência."

Agradeço a vossa disponibilidade,
cumprimentos

Regulamento Estágios Profissionais: www.iefp.pt/estagios
Ultima edição : 17 Set. 2023 12:41 por Pedro Ferreira.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Desistência de estágio profissional

07 Out. 2013 22:15 #9486
Cara Améli@, boa noite.

Não perca a oportunidade!

Caso se confirme a sua contratação pela empresa em que quer trabalhar, faça como manda o regulamento e "notifique por escrito e por carta registada (1) com antecedência de 15 dias consecutivos (2), quer a entidade, quer o IEFP, IP que aprovou a candidatura (3), devendo para tal justificar os motivos que levaram a essa desistência (4).".

Quando isto é claro no regulamento e no contrato de estágio, e se fizer tal e qual como mandam "as regras", não poderá haver quaisquer "consequências" ou "implicações".


(1) acrescentamos que deve, para além de enviar por carta registada, fazê-lo com aviso de receção;
(2) 15 dias consecutivos quer dizer que conta fim de semana e/ou feriados, são dias seguidos;
(3) isto significa que deve enviar a carta para o Centro de Emprego que aprovou a candidatura;
(4) melhores motivos não há: uma contratação "a sério" pela empresa "dos seus sonhos", para onde tinha enviado o currículo antes do início do estágio, numa atitude ativa de procura de emprego, na cidade de onde saiu para frequentar o estágio, voltando para perto da família.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Améli@

Respondido por Améli@ no tópico Desistência de estágio profissional

07 Out. 2013 22:22 #9487
Muito obrigada pela sua resposta. Estava com receio que pudesse haver implicações, quer por parte do Centro de Emprego, ou por parte da empresa onde estou no momento, criando problemas pela minha saída. Mas fico realmente mais descansada com a sua resposta, que faz todo o sentido, à luz do regulamento.

Respondido por Améli@ no tópico Desistência de estágio profissional

20 Out. 2013 20:48 #9582
Boa noite,

Novamente com dúvidas acerca do mesmo assunto.
Já fui à entrevista na empresa que me contactou, estou ainda há espera de uma resposta. Para além da ansiedade de esperar por uma resposta, há ainda outra questão. A empresa tem urgência na contratação, e pelo que me disseram, pretendem que comece a trabalhar logo após a confirmação. O problema é que segundo o regulamento dos estágios profissionais, terei que avisar a empresa onde estou actualmente, e o centro de emprego, com 15 dias de antecedência. Mas também não quero mesmo perder esta oportunidade. O que devo fazer, caso seja chamada? Desisto do estágio mesmo sem o aviso prévio de 15 dias? Que implicações é que isso me poderá trazer? Temo que ao insistir com a empresa para que me deêm 15 dias até que comece o contrato, desistam de mim e chamem outro candidato...

Agradeço a vossa ajuda,
melhores cumprimentos,
Amélia

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Desistência de estágio profissional

23 Out. 2013 14:24 #9623
Cara Améli@, boa tarde.

O melhor será contactar o seu centro de emprego de forma a que consiga conciliar os procedimentos de forma a não perder a oportunidade que se lhe coloca agora.

Respondido por Ziva18 no tópico Desistência de estágio profissional

22 Jan. 2014 20:57 #10443
Boa noite,
Vi este tópico e encontro me numa situação parecida.
Comecei um estágio há relativamente pouco tempo, menos de 15 dias, e gostava de saber se ao desistir do estágio é possível integrar outro estágio.
Gostaria de saber se existe algum "tempo de experiência".
Queria desistir deste estagio porque em principio a empresa dos meus sonhos, onde já trabalhei, tem lugar para mim, e claro so sairia da atual se me garantirem lugar na empresa em questão.

Agradeço a vossa ajuda,

Cumprimentos
Ziva18
Tempo para criar a página: 0.321 segundos