Skip to main content
Bem-vindo, Visitante

Responder: Direito a subsídio de desemprego

Nota: Está a publicar a mensagem como 'Convidado', não poderá editar a mensagem ou apagar
Por favor, Iniciar sessão ou Registar para saltar este passo.

reCaptcha

X

Histórico do tópico: Direito a subsídio de desemprego

Max. mostrar os últimas 6 mensagens - (Última mensagem primeiro)

  • SérgioBR
  • Avatar de SérgioBR
17 Nov. 2018 10:53

Yohann Sá encontro-me neste momento exatamente na mesma situação. Conseguiu receber o subsidio de desemprego???

  • Beatriz Madeira
  • Avatar de Beatriz Madeira
25 Set. 2018 11:28

Importa o último despedimento, se for por iniciativa do empregador poderá requerer o subsídio. Se fosse na situação anterior, em que saiu por sua iniciativa, não poderia pedir o subsídio.

Informação sobre rescisão por iniciativa do trabalhador em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...-do-trabalhador.html

Informação sobre rescisão por iniciativa do empregador em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...a-do-empregador.html

  • Krygyakox
  • Avatar de Krygyakox
25 Set. 2018 11:23

O meu anterior contrato terminou no passado dia 10 de Setembro por minha iniciativa depois de dar os 60 dias indicados na lei. Neste momento não estou ainda inscrito no desemprego.
O que me indica é que caso seja despedido agora no período experimental de um novo contrato com outra empresa posso solicitar o subsidio de desemprego? Não terei perdido o direito por ter sido da minha vontade acabar o anterior contrato?

Obrigado.

  • Beatriz Madeira
  • Avatar de Beatriz Madeira
25 Set. 2018 11:00

A rescisão contratual por iniciativa do trabalhador não confere direito a requerer o subsídio de desemprego mas, independentemente do tempo de interregno, o que importa é a modalidade do último despedimento. Se for por iniciativa do empregador, mesmo que seja durante o período experimental, poderá requerer o subsídio de desemprego. Fica é sem direito a indemnização no despedimento por se tratar de despedimento no período experimental. Atenção, o que deve estar assinalado no formulário que o empregador lhe dá para a Seg. Social é:
MOTIVOS DE CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
Iniciativa do empregador
4. Denúncia do contrato no período experimental.

  • Krygyakox
  • Avatar de Krygyakox
24 Set. 2018 17:15

Boa tarde,

Ouvi falar (penso que erradamente) que ao terminar um contrato de trabalho por iniciativa própria (período de trabalho de 4 anos) e se iniciar um novo projeto e for despedido no período experimental existe a possibilidade de solicitar o subsídio de desemprego. Conseguem confirmar-me esta situação?

Mesmo que exista um interregno de um mês entre um término de um contrato com o ínicio do seguinte?

Obrigado pela ajuda.

Tempo para criar a página: 0.249 segundos