Bem-vindo,
Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!
Junta médica
- Mag1111111
- Autor do tópico
- Desligado
- Obrigado recebido 0
Boa noite. Se alguém puder ajudar agradeço. Fui chamada a junta médica, e para meu espanto só me perguntaram porque estava de baixa e qual a medicação que estava a tomar. Mandaram me sair e deram me alta. Pedi requerimento de reavaliação da deliberação. Pois não estou apta para voltar ao trabalho. Na segurança social não me souberam dizer se poderia ficar em casa em repouso até ser chamada novamente a junta médica. Podem ajudar por favor? Muito grata
Respondido por Mag1111111
- Beatriz Madeira
- Desligado
- Obrigado recebido 704
Respondido por Beatriz Madeira no tópico Junta médica
04 Dez. 2024 10:03 - 05 Dez. 2024 13:48 #24640
Compreendemos a sua preocupação e frustração com a situação. É comum as pessoas sentirem-se perdidas e inseguras após uma decisão como esta, especialmente quando não concordam com ela. A junta médica parece ter-se limitado a questões superficiais, sem uma avaliação completa do seu estado de saúde e das suas limitações, pelo que o seu pedido de reavaliação é fundamental, pois demonstra o seu desacordo com a decisão e a necessidade de uma nova avaliação.
Quanto a próximos passos, enquanto aguarda pela nova avaliação da junta médica, volte ao médico que lhe passou a baixa para renovar o pedido de baixa e, se considerar pertinente, procure um segundo parecer médico para fortalecer a sua posição. Um novo médico poderá confirmar as suas limitações e emitir um novo/diferente atestado médico que comprove a sua incapacidade para o trabalho. Mantenha, também, todos os documentos relacionados com o seu caso organizados.
Quanto à sua questão, em concreto, se não se sente apta para voltar ao trabalho poderá ficar em casa. Trabalhar enquanto não estiver completamente recuperada pode agravar o seu problema de saúde e comprometer a sua recuperação. Esta decisão poderá ter duas consequências, caso não consiga renovar a baixa:
Cuide da sua saúde, dê prioridade ao seu bem-estar físico e emocional. Procure manter uma rotina saudável, com alimentação equilibrada e prática de atividades físicas leves, se possível.
Caso venha a considerar necessário, para apoio e orientação jurídica, poderá contactar a DECO Proteste (contactos em www.deco.proteste.pt/info/os-nossos-servicos/apoio-juridico ) e/ou pedir apoio jurídico à Segurança Social (em seg-social.pt/protecao-juridica ). Se tiver sindicato, não perde nada em contactar os serviços de apoio jurídico. Em último caso, procure um advogado especializado em Direito do Trabalho para orientação jurídica.
---
Nota: Este texto tem caráter meramente informativo e não substitui a consulta de um advogado.
Quanto a próximos passos, enquanto aguarda pela nova avaliação da junta médica, volte ao médico que lhe passou a baixa para renovar o pedido de baixa e, se considerar pertinente, procure um segundo parecer médico para fortalecer a sua posição. Um novo médico poderá confirmar as suas limitações e emitir um novo/diferente atestado médico que comprove a sua incapacidade para o trabalho. Mantenha, também, todos os documentos relacionados com o seu caso organizados.
Quanto à sua questão, em concreto, se não se sente apta para voltar ao trabalho poderá ficar em casa. Trabalhar enquanto não estiver completamente recuperada pode agravar o seu problema de saúde e comprometer a sua recuperação. Esta decisão poderá ter duas consequências, caso não consiga renovar a baixa:
- Poderá não receber qualquer tipo de remuneração, uma vez que não está a trabalhar e já não tem a baixa médica que lhe garante o pagamento pela Segurança Social;
- Ter faltas no trabalho/empregador → relativamente a isto, sugerimos que informe o seu empregador do que se está a passar, para não ser despedida por estar a faltar sem ter entregue o documento da baixa (se houver uma conversa verbal, por telefone, por exemplo, convém fazer um e-mail com um resumo da conversa, indicando o que ficou combinado, para depois não haver problemas…).
Cuide da sua saúde, dê prioridade ao seu bem-estar físico e emocional. Procure manter uma rotina saudável, com alimentação equilibrada e prática de atividades físicas leves, se possível.
Caso venha a considerar necessário, para apoio e orientação jurídica, poderá contactar a DECO Proteste (contactos em www.deco.proteste.pt/info/os-nossos-servicos/apoio-juridico ) e/ou pedir apoio jurídico à Segurança Social (em seg-social.pt/protecao-juridica ). Se tiver sindicato, não perde nada em contactar os serviços de apoio jurídico. Em último caso, procure um advogado especializado em Direito do Trabalho para orientação jurídica.
---
Nota: Este texto tem caráter meramente informativo e não substitui a consulta de um advogado.
Ultima edição : 05 Dez. 2024 13:48 por Pedro Ferreira.
Respondido por Beatriz Madeira
- sandy1979
- Desligado
- Obrigado recebido 2
Boa tarde, eu passei agora há dias pela mesma situação. Tinha baixa ate dia 17 deste mês, no dia 3 fui chamada ao SVI e deram me alta. Nao recorri, fui á segurança social e disseram me que posso manter me de baixa ate ao dia 17, só que nao recebo. Isto serve de justificação á entidade patronal. Disseram me que podia recorrer, e que só pagava os 25 euros caso eles voltassem a dar alta, caso eu tivesse razao, nao pago nada. Como nao estou para perder tempo com o recorrer, pois o mais certo é voltarem a dar alta, entao mantenho me de baixa sem remuneração. Dia 18 se nao estiver apta ainda, tenho de voltar ao medico de familia e pedir mais.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Pedro Ferreira, Beatriz Madeira
Respondido por sandy1979
Tempo para criar a página: 0.437 segundos