Fórum

Espaço aberto à discussão
× Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Baixas médicas e psiquiátricas

25 Set. 2020 22:19 #22328 por Isilda
Baixas médicas e psiquiátricasfoi criado por Isilda
Boa noite
Sou professora e neste momento encontro-me numa situação muito difícil ao nível da minha saúde e dos meus familiares. O meu marido é doente e pertence a um grupo de risco. Minha irmã está aposentada por invalidez absoluta devido a DPOC grave e Artrite Reumatóide, sendo apontado pelo pneumologista a hipótese de transplante pulmonar. Minha mãe tem 87 anos e várias patologias, e no ultimo mês o seu estado de saúde agravou-se, passando a viver comigo e a necessitar de fisioterapia diária (por patologia ao nível da coluna vertebral).
Tenho estado a trabalhar mas tenho-me desdobrado também prestando assistência aos meus familiares, desde acompanhamento a consultas e tratamentos, ou mesmo efetuar as compras à minha irmã (que não vive comigo) ou ajudá-la em algumas tarefas mais básicas em que as dores nas articulações a incapacitam.
Para de me sentir fisicamente esgotada, as preocupações não me deixam dormir, encontrando-me também exausta ao nível emocional e psíquico.
Nunca gostei de faltar ao meu serviço, mas neste momento sinto que não tenho capacidade para o desempenhar de forma minimamente satisfatória. Tenho que consultar um médico e provávelmente pedir uma baixa.
Não posso aposentar-me ainda, pois os descontos seriam enormes. Peço que me aconselhem, pois a situação que vivo irá prolongar-se - será melhor uma baixa psiquiátrica ou de um clínico geral. E se for chamada a junta médica? Tenho receio que me queiram aposentar e depois andarei a contar "tostões" o resto da minha vida. Por quanto tempo poderei pedir baixa sem que isso me traga prejuízos?
Antes de mais agradeço antecipadamente a vossa atenção. Obrigada

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Desenvolvido por Kunena
Código do Trabalho

Código do Trabalho

O código do trabalho apresentado nesta página (Lei n.º 7/2009) e artigos anexos está em vigor desde Fevereiro de 2009 e foi atualizado com as alterações introduzidas . Para consultar o...

Comentários Recentes

Lucila
19 horas 53 minutos

É possível engravidar caso na hora da pegação, os dois estiverem com roupa? Tipo a mulher no colo do homem?

Elielton solteiro
4 dias 6 horas

Se uma mulher nua tiver deitada em cima de um homem nu ,mas sem penetração, há possibilidade de engravidar?

Beatriz Madeira
4 dias 22 horas

Os espermatozoides não conseguem passar através do tecido, pelo que não é possível que ocorra uma gravidez quando os par ...