Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Baixas médicas e psiquiátricas

Z Autor do tópico
Membro Iniciado
  • Avatar de Ziza
    Ziza
    • Mensagens: 1
    • Thanks: 0

    Baixas médicas e psiquiátricas

    25 Set. 2020 22:19
    #22328
    Boa noite
    Sou professora e neste momento encontro-me numa situação muito difícil ao nível da minha saúde e dos meus familiares. O meu marido é doente e pertence a um grupo de risco. Minha irmã está aposentada por invalidez absoluta devido a DPOC grave e Artrite Reumatóide, sendo apontado pelo pneumologista a hipótese de transplante pulmonar. Minha mãe tem 87 anos e várias patologias, e no ultimo mês o seu estado de saúde agravou-se, passando a viver comigo e a necessitar de fisioterapia diária (por patologia ao nível da coluna vertebral).
    Tenho estado a trabalhar mas tenho-me desdobrado também prestando assistência aos meus familiares, desde acompanhamento a consultas e tratamentos, ou mesmo efetuar as compras à minha irmã (que não vive comigo) ou ajudá-la em algumas tarefas mais básicas em que as dores nas articulações a incapacitam.
    Para de me sentir fisicamente esgotada, as preocupações não me deixam dormir, encontrando-me também exausta ao nível emocional e psíquico.
    Nunca gostei de faltar ao meu serviço, mas neste momento sinto que não tenho capacidade para o desempenhar de forma minimamente satisfatória. Tenho que consultar um médico e provávelmente pedir uma baixa.
    Não posso aposentar-me ainda, pois os descontos seriam enormes. Peço que me aconselhem, pois a situação que vivo irá prolongar-se - será melhor uma baixa psiquiátrica ou de um clínico geral. E se for chamada a junta médica? Tenho receio que me queiram aposentar e depois andarei a contar "tostões" o resto da minha vida. Por quanto tempo poderei pedir baixa sem que isso me traga prejuízos?
    Antes de mais agradeço antecipadamente a vossa atenção. Obrigada

    Publish modules to the "offcanvas" position.