Skip to main content
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Licença para cuidar de familiar

Licença para cuidar de familiarfoi criado por Cláudia22

19 Nov. 2018 09:40 #20209
Bom dia

Trabalho há 9 anos numa empresa, no entanto tenho a minha mãe com uma doença
grave que a deixou sem mobilidade, preciso saber quais os meus direitos de ficar a cuidar dela
sem perder o meu trabalho. Se há uma baixa própria e por quanto tempo?

Obrigada

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Licença para cuidar de familiar

06 Dez. 2018 12:53 #20297
Os nrs. 1, 2 e 3 do artigo 252 do Código do Trabalho em vigor, aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, na redação atual (em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ) dizem o seguinte:

1 — O trabalhador tem direito a faltar ao trabalho até 15 dias por ano para prestar assistência inadiável e imprescindível, em caso de doença ou acidente, a cônjuge ou pessoa que viva em união de facto ou economia comum com o trabalhador, parente ou afim na linha recta ascendente ou no 2º grau da linha colateral.
2 — Ao período de ausência previsto no número anterior acrescem 15 dias por ano, no caso de prestação de assistência inadiável e imprescindível a pessoa com deficiência ou doença crónica, que seja cônjuge ou viva em união de facto com o trabalhador.
3 — No caso de assistência a parente ou afim na linha recta ascendente, não é exigível a pertença ao mesmo agregado familiar.

Parente na linha recta ascendente = pais ou avós da pessoa
Afins são os da parte do/a cônjuge

Esta assistência a familiares deve ter uma baixa comprovativa passada pelo médico de família e não é paga pela Seg. Social nem pelo empregador.

Existe ainda um "Subsídio por assistência de 3ª pessoa" sobre o que poderá encontrar informações em www.seg-social.pt/subsidio-por-assistencia-de-3-pessoa
Tempo para criar a página: 0.276 segundos